Projeto ARDES

A Universidade Aberta participa no programa Erasmus+ com o projeto ARDES – “Art & Design & Sustainability with special focus on environment and climate change” (Ref: 2021-1-ES01-KA220-HED-000032193), desenvolvido em parceria com as seguintes entidades: MyDocumenta (Coordenador, Espanha), European University of Cyprus (Chipre), EINA Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona (Espanha) e o parceiro associado LABA Valencia. School of Art Design and New Media (Espanha).

O Projeto ARDES pretende desenvolver e validar um short learning program em “Arte, Design e Sustentabilidade para o ensino superior”.

Tem como objetivo principal educar os estudantes de arte e design para que os seus futuros valores artísticos, bem como a sua produção e atividade artísticas ajudem a promover o compromisso do cidadão no sentido da mitigação das alterações climáticas e da sustentabilidade.

Propõe-se também estudar a abordagem do design e da arte como meio de comunicação e complementar essa abordagem com a aprendizagem do “artivismo” para envolver o público nos tópicos em desenvolvimento através do uso de ferramentas digitais interativas.

As três unidades modulares que constituem este short learning program serão desenvolvidas conjuntamente em inglês e lecionadas por cada parceiro universitário na sua língua-mãe.

Os principais tópicos abordados pelo projeto são: 1) Sustentabilidade e Alterações climáticas; 2) Criação de novas e inovadoras práticas de ensino e aprendizagem; 3) Apoio das competências digitais no ensino superior.

Nesta parceria, a Universidade Aberta é responsável pelo desenvolvimento e design curricular do short learning program, pela co-criação das suas unidades modulares 1-”Sustentabilidade & Alteração Climática: perspetiva histórica e sua relação com as Artes” e 2-“Como a Arte pode contribuir para facilitar o diálogo, comunicar Sustentabilidade e Alteração climática e promover a aprendizagem, bem como pela sua implementação em ensino a distância.

Para mais informação consulte a página do projeto.

 

 

Agosto 2022 #164