A Universidade Aberta (UAb) e a Fundação Aga Khan Portugal (AFK Portugal) assinaram, no dia 29 de junho, um protocolo de cooperação na área da valorização social e desenvolvimento da qualificação da população adulta.
A assinar o protocolo estiveram, pela UAb, o reitor Paulo Dias e em representação da AFK Portugal, Carim Jafar (Presidente do Conselho Nacional) e Karim Merali (Diretor Executivo).
No âmbito desta colaboração, a UAb e a AFK Portugal comprometem-se a partilhar e colaborar num projeto plural para a promoção da educação, a cidadania e a liberdade intelectual para a inovação e a criação do conhecimento na sociedade digital.
Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento da educação de nível superior, formação ao longo da vida e a investigação científica nas instituições participantes.
No seu discurso, o reitor Paulo Dias realçou o papel da Universidade Aberta na partilha do conhecimento através do suporte digital: “Nas sociedades atuais a aprendizagem faz-se em rede e a educação processa-se dentro do virtual, a educação digital faz-se na proximidade. Até há pouco tempo atuávamos em cenários e erámos atores. Atualmente, em sociedades que valorizam as competências e as qualificações, agimos em contexto e nessa perspetiva somos autores de conhecimento para uma cidadania global.”