Rede de Centros Locais de Aprendizagem reúne em Lisboa

Ensinar, formar e manter uma ligação ao território. É este o tripo papel de uma universidade e é desta forma que Domingos Caeiro, vice-reitor da Universidade Aberta (UAb), responsável pela área da Interação com a Sociedade, define o papel da Universidade e explica a forma como esta tem criado espaços de conhecimento no território.

Recorde-se que nos últimos 16 anos a Universidade Aberta apostou num modelo único e inovador de proximidade territorial, principalmente em localizações mais distantes das grandes metrópoles. Para o fazer a UAb tem vindo a criar uma rede de Centros Locais de Aprendizagem (CLA) distribuídos pelo país. Hoje, ao todo são 18 CLA espalhados pelo país – incluindo Açores e Madeira. CLA que servem de ponte entre a instituição e os territórios, contribuindo para transferência de conhecimento.

Como vem sendo habitual, uma vez por ano realiza-se um encontro presencial destes CLA e da estrutura da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA), que este ano teve lugar em Lisboa, nos dias 10 e 11 de dezembro. Este é um evento que tem como objetivo alinhar as estratégias e planos de ação dos CLA não apenas com as diretrizes do Plano Estratégico da Universidade Aberta, mas também corporizar o trabalho em rede que estas estruturas têm vindo a realizar. A reunião contou com a presença de todos os coordenadores de CLA e membros da UMCLA, que debateram estratégias para reforçar o papel dos CLA como agentes de valorização institucional nos territórios em que atuam.

Outro dos principais pontos desta reunião de trabalho passou também pela maximização da Língua Portuguesa enquanto ferramenta de crescimento da própria Universidade, nomeadamente através da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP). A Associação que reúne a Universidade Aberta com instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste é presidida pelo anterior reitor da UAb, Professor Paulo Dias. E que, recorde-se, já permitiu iniciativas, por exemplo, no âmbito da formação de professores, como aconteceu com a parceria com a Universidade Estadual do Maranhão e a CAPES (Brasil), que teve mais de 10 mil inscritos.

 

 

 

 

 

 

 

dezembro 2024 #192