Ansião foi o local escolhido pela coordenação da Licenciatura de Ciências do Ambiente (LCA) para realizar a Semana Presencial de Trabalhos de Campo II.
O programa, que decorreu de 2 e 6 de abril, contou com a presença de 55 estudantes provenientes de várias regiões, incluindo a Suíça, Açores, Madeira e diversas localidades de Portugal continental, desde Monção até Silves.
Durante cinco dias intensivos, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, através de visitas técnicas, palestras, oficinas, encontros com entidades locais e momentos culturais, proporcionando uma experiência imersiva no território e aprofundando conhecimentos nas áreas da sustentabilidade ambiental, gestão de recursos e turismo sustentável. O programa incluiu visitas a entidades como a APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, E.I.M, a Navigator (Figueira da Foz), a Leca Saint Gobain, a Derovo – Derivados de Ovos, S.A. (Pombal) e unidades locais como o Centro Etnográfico do Alvorge, com o apoio da Câmara Municipal de Ansião.
O ponto alto da semana foi o Seminário “Sustentabilidade na Era da Inteligência Artificial”, no qual se discutiram os desafios e oportunidades da IA no contexto ambiental e académico.
A iniciativa contou também com a presença de vários docentes da LCA e com a coordenadora do Centro Local de Aprendizagem de Ansião, promovendo o contacto direto entre estudantes e professores, num ambiente de partilha, aprendizagem ativa e proximidade com o território.
ABRIL 2025 #196