Está a decorrer desde o passado dia 3 de setembro, na delegação de Coimbra da Universidade Aberta, o programa Eurocampus – um semestre internacional especificamente desenhado para os estudantes do Mestrado Europeu em Comunicação Intercultural/European Master in Intercultural Communication (EMICC).
A organização desta 17ª edição do Eurocampus é da responsabilidade da Universidade Aberta que acolhe, pela terceira vez o programa. A edição deste ano envolve um total de 21 participantes dos nove países que constituem a rede. Aos estudantes que concluam com sucesso o referido programa será atribuído pela universidade anfitriã um diploma de Comunicação Intercultural.
No primeiro dia os estudantes foram recebidos nas instalações da delegação da UAb, onde também teve lugar uma sessão com uma das professoras. Tal como previsto no guia de curso , o grupo participou, no dia 4, num percurso pelo centro histórico que incluiu uma visita à Universidade de Coimbra.
O Eurocampus é um programa de estudos de 30 ETCS desenvolvido por uma rede de nove universidades europeias, que permite aos participantes aprofundar conhecimentos e desenvolver competências profissionais e sociais, através duma abordagem interdisciplinar, na área da comunicação intercultural.
O Eurocampus realiza-se anualmente numa das universidades que constituem a rede:
- Anglia Ruskin University, Cambridge, Reino Unido
- Institut National des Langues et Civilisations Orientales (INALCO), Paris, França
- Universidade Aberta, Lisbon & Coimbra, Portugal
- Università della Svizzera italiana, Lugano, Suíça
- Universität Bayreuth, Alemanha
- University of Jyväskylä, Finlândia
- University of Urbino, Itália
- Utrecht University, Holanda
- Tallinn University, Estónia