UAb no Festival Internacional de Ciência (FIC.A 2022)

A Universidade Aberta (UAb) marcou presença no Festival Internacional de Ciência (FIC.A 2022), que se realizou no futuro Hub-ACT (Arte, Ciência & Tecnologia), centro de incubação de indústrias criativas, em Porto Salvo, Oeiras, entre os dias 10 e 16 de outubro.

A participação da UAb envolveu um conjunto de atividades de investigação com impacto no ensino e que incluíram temas como a qualidade, acessibilidade e uso de ambientes imersivos no ensino a distância. Neste sentido, no dia 15 de outubro, entre as 15h00 e as 17h00, estiveram presentes alguns dos investigadores do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) que participam em projetos internacionais diretamente associados com estes temas.

José Bidarra, docente da UAb, apresentou o projeto IDEAS – Innovative Digital Education and Skills – um projeto inovador, com a duração de dois anos, iniciado como resposta direta ao Plano de Ação para a Educação Digital da União Europeia (2021-2027), com o objetivo de ajudar a desenvolver um sistema de ensino digital de alto desempenho dirigido a professores e formadores.

As professoras Isabelle Simões Marques e Adelina Castelo apresentaram o trabalho que o grupo de investigação El@n (Ensino de Línguas Online) tem vindo a desenvolver nas vertentes de investigação, lecionação e formação.

O professor Pedro da Veiga, subdiretor do Doutoramento em Média Arte Digital, apresentou o modelo de ensino para os cursos de 2.º e 3.º ciclo, dando a conhecer a plataforma de Elearning, a variedade de recursos digitais e os retiros doutorais já realizados no âmbito deste curso. Paralelamente, esteve em exposição uma obra de arte generativa computacional, intitulada «Post-Digital City», da autoria deste docente, desenvolvida no âmbito da sua investigação na UAb.

Maria Castelhano (bolseira do LE@D) fez ainda uma demonstração com óculos de Realidade Virtual.

No evento, para além dos referidos, estiveram presentes a reitora da UAb, Carla Padrel de Oliveira, as pró-reitoras Sandra Caeiro e Darlinda Moreira e mais elementos do LE@D.

 

Outubro 2022 #166