A vida amorosa das flores e dos seus polinizadores

 

Aconteceu no dia 4 de abril de 2024, mais uma sessão do Educ@rte Natureza, desta vez sobre A vida amorosa das flores e dos seus polinizadores. A atividade teve como objetivo consciencializar a sociedade para a necessidade de avaliar, conservar e valorizar os polinizadores e a polinização. Pretende-se promover o conhecimento sobre a importância da polinização realizada pelos insetos, em particular na sobrevivência das plantas silvestres e na produção de alimento para o ser humano, e criar um primeiro contacto com as espécies de polinizadores existentes no nosso país.

Esta iniciativa dinamizada pelo FLOWerLab (Centro de ecologia funcional, Universidade de Coimbra), possibilitou aos participantes conhecer “A flor e a importância da polinização”, a aplicação FITCount para registar interações planta-polinizador, assim como, sair à descoberta do incrível mundo dos insetos polinizadores.

O chefe Jorge Fernandes da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, concebeu “O Horizonte e os insetos”, uma criação gastronómica que apresenta vários aspetos da natureza, entre eles, insetos comestíveis.

À semelhança de outras iniciativas dinamizadas no âmbito do projeto Educ@rteNatureza, durante a iniciativa estiveram também presentes produtores locais, com destaque nesta iniciativa para o produtor de mel e outros produtos relacionados.

A ação foi acreditada pelo Centro deformação de Associação de Escolas Beira Mar como Ação de Formação de Curta Duração.

 

     

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO