Papéis Sociais da Pessoa Idosa

 

Teve lugar no passado dia 23 de abril, a 3ª oficina online ‘Viver com Vital_idade’, dinamizada pelo docente da Universidade Aberta, João Relvão Caetano.

Tendo como objetivo geral, a reflexão sobre o estatuto e particularidades de vida das pessoas idosas em Portugal no período anterior e posterior ao 25 de abril de 1974, contou com a participação, em grupo, do público que assistiu, presencialmente, à sessão no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede e, em formato online, os alunos da Universidade Sénior de Porto Santo (Madeira), UniSénior – Faial (Açores), bem como participantes individuais.

Num contexto marcado pela inversão da pirâmide etária, procurou-se perceber as tendências de evolução do olhar político e social para com as pessoas idosas e qual pode ser o protagonismo destas na sociedade presente e futura.

Na intervenção de João Relvão Caetano, procurou-se fazer uma análise sobre o estatuto e particularidades de vida das pessoas idosas em Portugal no período anterior e posterior ao 25 de abril de 1974. Foram abordadas as expetativas atribuídas aos papéis sociais da pessoa idosa, no período do Estado Novo e após o 25 de abril, tendo presente o contexto familiar e socioeconómico, assim como o que significa a procura de valorização do seu bem-estar com qualidade de vida.

Esta iniciativa teve a coorganização os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Cantanhede, Grândola, Madalena, Peso da Régua, Ponte de Lima e São João da Madeira, tendo a chancela científica da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e Associação Portuguesa de Psicogerontologia.

 

  

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO