
A diversidade não é apenas uma característica dos contextos educativos e formativos contemporâneos: é a sua própria condição fundadora. Longe de se reduzir a obstáculo ou a desafio de gestão, a diversidade constitui uma potência pedagógica capaz de renovar práticas, ampliar horizontes de aprendizagem e transformar a educação e a formação em experiências mais inclusivas, participativas e criativas.
Com este enquadramento, a Universidade Aberta (UAb) e o Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF) promovem, no dia 10 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h30 (formato online), mais uma sessão do Ciclo de Diálogos 360º, subordinada ao tema Diversidade como potência pedagógica.
O webinar propõe-se discutir de que forma a diversidade — de percursos, de culturas, de gerações, de modos de aprender — pode ser convertida em recurso pedagógico estruturante. Serão apresentadas estratégias e exemplos práticos que mostram como a valorização das diferenças potencia aprendizagens colaborativas, promove a inclusão e enriquece os processos educativos e formativos.
Destinado a professores, a formadores e a todos os agentes que intervêm no campo da educação e da formação, este encontro desafia a repensar a diversidade: não como problema a minimizar, mas como força transformadora a integrar intencionalmente nas arquiteturas pedagógicas.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_PGx-u3VXSDCcRKbeVwB7XA
Esta iniciativa é organizada pelos Centros Locais de Aprendizagem em Ansião e Cantanhede da Universidade Aberta em parceria com o Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF), do IEFP, IP.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO