Herbário Escolar de Plantas Invasoras

 

Decorrerá nos dias 19 e 26 de fevereiro a criação do Herbário Escolar de Plantas Invasoras, das 14h30 às 17h30, no Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Cantanhede.

As plantas invasoras, plantas exóticas que causam impactos negativos na biodiversidade nativa, são uma das maiores ameaças à nossa biodiversidade, sendo necessário educar os cidadãos para a sua identificação, controle e remoção. É também notória a necessidade de melhorar a literacia ambiental de forma a promover um desenvolvimento sustentável e ecológico.

A criação de um Herbário, uma coleção biológica de plantas secas prensadas, criado através da experiência no campo e na sala de aula, e com o objetivo de incentivar a leitura do ambiente e o trabalho manual é uma prática que, apesar de já ter sido comum em contexto educativo, se encontra praticamente abandonada. A educação ambiental tem tido também um foco teórico, sendo importante existirem também atividades práticas de educação ambiental que tenham uma vertente de contacto direto com a natureza.

Este projeto surge com o objetivo de promover, junto das crianças, com os professores, a literacia ambiental através da criação de herbários escolares de plantas invasoras, do contacto direto com a natureza

Esta formação tem assim como objetivos:

  • Compreender os conceitos apresentados;
  • Identificar e analisar as plantas invasoras;
  • Promover a Literacia Ambiental;
  • Concluir a importância da natureza na educação.

Esta iniciativa comportará uma ação de formação de curta duração de 6 horas (despacho n.º 5741/2015), acreditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar (para participação presencial). Para este efeito os/as docentes têm de estar em funções e preencher, na totalidade, a segunda página do presente formulário.

Organização: Projeto Educ@rteNatureza (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Universidade Aberta e Câmara Municipal de Cantanhede) em parceria com o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.

Mais informações: cla.cantanhede@uab.pt / 915 676 340

 Link para ficha de inscrição: https://forms.gle/868Ja1bC7MTGP2Qi6

 Site do projeto: https://educartenatureza.uab.pt/

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO