Herbários Escolares de Plantas Invasoras

 

No ano letivo de 2024/2025, o Projeto Educ@rteNatureza, em parceria com o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e integrado no programa Eco-Escolas, desenvolveu uma iniciativa educativa com alunos do 3º ano do Ensino Básico centrada na construção de Herbários Escolares de Plantas Invasoras.

Tendo como ponto de partida a crescente ameaça que as plantas invasoras representam para a biodiversidade autóctone, o projeto procurou sensibilizar a comunidade escolar para a importância da sua identificação, controlo e remoção. As crianças participaram em diversas atividades, como saídas de campo, visitas ao Jardim Botânico e ao Herbário da Universidade de Coimbra, ações de capacitação e momentos de construção dos seus próprios herbários.

O projeto culminou numa exposição final aberta à comunidade e numa conversa temática dinamizada pelo Gabinete Técnico-Florestal da Proteção Civil do Município de Cantanhede, que contou com a participação ativa das crianças, professores e encarregados de educação.

A avaliação do projeto, com base em 23 inquéritos de satisfação dirigidos aos encarregados de educação, revelou um elevado nível de envolvimento e impacto:

  • 100% dos inquiridos afirmaram que as crianças demonstraram interesse pelas atividades;
  • 70% consideraram que o projeto contribuiu muito para o aumento da literacia ambiental;
  • 100% recomendariam a participação a outros pais.

Entre as sugestões deixadas, destacou-se a importância de dar continuidade a este tipo de iniciativas, envolvendo os alunos na partilha do conhecimento e explorando outras temáticas ambientais.

Este projeto demonstrou o potencial da educação ambiental como ferramenta transformadora, promovendo o contacto direto com a natureza, o trabalho colaborativo e a construção de uma cidadania ecológica desde a infância.

O projeto resulta de uma coorganização entre o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Cantanhede, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Município de Cantanhede, contando ainda com o apoio do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, do Gabinete Técnico-Florestal do Município de Cantanhede e do Programa Eco-Escolas.

 

       

 

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO