III Ciclo de Palestras intitulado “Investigação e Comunicação Científica no Ensino Superior”

 

III Ciclo de Palestras intitulado “Investigação e Comunicação Científica no Ensino Superior”

Em abril, acontece em formato online o III Ciclo de Palestras intitulado “Investigação e Comunicação Científica no Ensino Superior”.

A iniciativa, organizada pelos Centros Locais de Aprendizagem da Madeira, Praia da Vitória, Reguengos de Monsaraz e Silves, e comissariada cientificamente por Paulo Nunes da Silva (Departamento de Humanidades) e Carla Alexandra Gonçalves (Departamento de Ciências Sociais e de Gestão), conta com a presença de vários oradores, que debatem a promoção da ciência e o conhecimento científico em contexto europeu, a comunicação oral e a ética na utilização de imagens em ciência.

 

Programa

01 de abril (terça-feira), 18h00

Ciência Sem Fronteiras: Como a Europa Financia, Produz e Partilha Conhecimento”

André Pereira Matos (UAb, CEG |UAb)

A palestra pretende abordar o papel da União Europeia na promoção da ciência e da inovação, destacando as suas políticas de financiamento e acesso ao conhecimento, e inclui uma comparação com a de outras regiões do mundo.

Adicionalmente, no âmbito do acesso ao conhecimento científico europeu, serão ainda examinados os principais mecanismos de financiamento disponíveis, como o programa Horizonte Europa, além de recursos abertos que facilitam a disseminação do conhecimento. Por fim, será discutida a importância da colaboração para o avanço da ciência global, reforçando o papel da Europa como um dos principais pólos de inovação e de desenvolvimento científico.

 

08 de abril (terça-feira), 18h00

Levanta-te e fala!

Carla Marques (CELGA-ILTEC | UC)

A comunicação oral formal é uma modalidade que faz parte do quotidiano académico: apresentar trabalhos de investigação, partilhar conclusões, discutir resultados, realizar uma comunicação, proferir uma palestra, defender uma dissertação ou uma tese são passos constitutivos do percurso académico. Passos desta natureza envolvem o ato de falar em público, uma capacidade que é associada, não raro, a manifestações de glossofobia, que se podem converter numa clara limitação à partilha de saberes e à justa avaliação do esforço individual. Alguns dos fatores que inibem ou prejudicam o ato de falar publicamente são, todavia, controláveis por meio de um processo de aprendizagem que visa o desenvolvimento de uma consciência ativa das variáveis da oralidade suscetíveis de serem dominadas. Centrando-se neste âmbito, a presente sessão pretende, por um lado, promover uma análise dos planos constitutivos do oral e da sua ação semiótica. Por outro, proporá estratégias que poderão ser adotadas em diferentes situações de comunicação no sentido de o orador conseguir controlar os elementos perturbadores da partilha oral de posições ou saberes.

 

22 de abril (terça-feira), 18h00

Para um Ética em Torno da Utilização das Imagens na Ciência

Marta Simões (FLUC, CEAACP | UC)

Na era digital, o acesso às imagens emerge como um fenómeno simples e imediato. Vive-se com imagens, partilham-se imagens, comunica-se através das imagens, produzem-se imagens e, em certos casos, pensa-se através delas. A familiaridade com ferramentas digitais e a sensação de resposta rápida, sem posicionamento crítico, acarretam inúmeros perigos para qualquer investigação que não prescinda das imagens como objeto ou tão-só como ilustração. Nesta comunicação, serão enunciados alguns dos principais erros observados na utilização das imagens, em termos epistemológicos e metodológicos, bem como algumas estratégias com o objetivo de os corrigir e ultrapassar.

 

A inscrição é obrigatória e gratuita através do formulário em https://forms.gle/X8DMTpMLp3x6iarq8

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