
No dia 18 de outubro de 2025, das 10h às 16h, a Biblioteca Municipal do Sabugal recebeu Paulo Osório, Professor Catedrático de Linguística da Universidade Aberta, que dinamizou um workshop de Língua Portuguesa Não Materna, subordinado ao tema “Usar a Língua Portuguesa em Contextos Formais e Informais”. A atividade foi organizada pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal e pelo CLDS 5G – Sabugal Ativo, enquadrando-se no ‘Eixo IV – Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção’ deste projeto, que visa dotar famílias vulneráveis de conhecimentos sobre serviços essenciais, promover a inclusão social e capacitar a comunidade para reagir a situações de emergência.
O workshop, destinado à população imigrante local com necessidade de formação na área do Português Língua Não Materna, teve como objetivo fundamental dotar os formandos de algumas ferramentas linguísticas básicas do português. Para além da explicitação de algumas regras da língua portuguesa e da partilha de expressões do quotidiano, Paulo Osório treinou com os formandos situações do dia-a-dia, introduzindo “role playing games” e atividades em grupo.
Participaram no workshop 28 pessoas de várias nacionalidades: francesa, belga, sueca, neerlandesa, alemã, russa, argentina, venezuelana, peruana e colombiana. Os formandos, residentes no concelho do Sabugal e com níveis linguísticos bastante heterogéneos, expressaram o desejo comum de aprender a língua portuguesa, por necessidade profissional ou por vontade pessoal, e todos, sem exceção, manifestaram a vontade de receber mais formação contínua nessa área.
Este workshop consolidou a parceria entre a Universidade Aberta e o CLDS 5G – Sabugal Ativo, um projeto de desenvolvimento social no concelho do Sabugal, financiado pelo Portugal 2030 e promovido pela ADES – Associação Empresarial do Sabugal. Respondeu, ainda, a uma preocupação comum de intervenção em grupos populacionais mais vulneráveis, de reforço das políticas de inclusão social, de promoção da mudança e de garantia da coesão social e territorial.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO