Aconteceu, no dia 12 de fevereiro de 2024, a 41ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal. Neste encontro, recebemos José Figueiredo, licenciado pela Universidade Aberta, que veio apresentar o livro Belmonte – Dos Bispos de Coimbra aos Cabrais – Uma reflexão histórica (1194-1580), publicado pelo Município de Belmonte em 2022 e prefaciado por David Augusto Canelo.
José Figueiredo exerce um cargo de chefia na área administrativa na Câmara Municipal de Belmonte e é também Provedor da Santa Casa da Misericórdia local. Licenciou-se em História (Cultura e Religião) para buscar no passado as respostas às interrogações do presente.
O livro apresentado faz-nos recuar à época medieval e às origens do povoado de Belmonte, ao tempo da Reconquista cristã. Constitui-se como um dos poucos estudos que existem sobre Belmonte medieval, pelo que acrescenta novos dados à história local desse território. Descreve a história institucional, social e económica do concelho de Belmonte, começando na sua génese, desde Centum Cellas, e viajando até 1580, com a perda da independência. E, obviamente, percorre a história de uma família nobre que desempenhou um papel de grande importância na região: os Cabrais, que iriam participar na conquista das praças marroquinas, na expansão e descobrimentos marítimos e, mais tarde, nos cargos de governação do império português.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO