Aconteceu, no dia 3 de abril, a 43ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal, que teve lugar na Biblioteca Municipal dessa cidade.
Neste encontro, intitulado “Os livros que nunca / já li”, procurou-se avaliar quem conseguiu cumprir com o objetivo de ler um livro nas últimas semanas. Para contextualizar este encontro, é necessário recuar até ao passado mês de janeiro, mais precisamente à 40ª sessão do Clube de Leitura, que teve por título “Os livros que nunca li”. Nesse dia, os participantes presentes foram instigados a ler uma obra, no espaço de três meses; cada participante sorteou uma obra, cabendo-lhe a decisão de ficar com ela ou de a trocar por outra, sendo que a maioria a manteve.
Na 43ª sessão do Clube de Leitura, os participantes foram convidados a falar sobre as obras que levaram para casa e a tecer algumas reflexões sobre a sua leitura. Cada participante usou da palavra durante um curto espaço de tempo para apresentar a obra (título, autor, resumo), para versar sobre o processo de leitura (dificuldades enfrentadas ou experiência prazerosa) e para defender se aconselharia ou não a leitura da obra a terceiros. Para não ser excluído da conversa, quem não esteve presente na 40ª sessão do Clube de Leitura pôde falar do último livro que leu. Evocaram-se escritores como Diana de Cadaval, Nuno Júdice, Miguel Sousa Tavares, Júlio Magalhães, Alexandre Malheiro, etc., assim como escritores mais principiantes, como Amadeu Chapeira, membro do Clube de Leitura do Sabugal.
O desafio foi superado pela maioria e alcançou-se o objetivo principal da 40ª sessão: estimular a leitura, promover a discussão em torno dos livros e incentivar a participação ativa de todos os membros do Clube de Leitura.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO