Aconteceu, no dia 17 de junho de 2024, a 45ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal, promovida pelo Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta e pelo Município local. Neste encontro, recebemos Joaquim Martins Igreja, licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Professor Bibliotecário da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, que nos veio apresentar o livro “Contos da Flor e do Fruto” (2023), uma narrativa de 33 pequenos episódios inspirados na sua aldeia (Castanheira), na Guarda.
Para apresentar o livro, o autor fez-se acompanhar de Isa Severino, professora de Português no Instituto Politécnico da Guarda, que introduziu a obra, percorreu e interpretou alguns dos contos, evidenciando a capacidade de o autor surpreender o leitor graças à mestria da linguagem poética e do jogo linguístico, ao cruzamento de vozes e à construção de personagens reais.
Posteriormente, Joaquim Martins Igreja versou sobre a sua relação umbilical com a escrita. Falou, ainda, sobre o seu trajeto pessoal e profissional e teceu considerações sobre a arte de contar, de tocar pessoas e de transmitir emoções aos leitores. O autor evocou o mundo e as figuras que povoam a obra apresentada, os lugares e personagens que, embora inventados, transportam consigo memórias de infância e vivências pessoais.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO