
Teve lugar, no dia 13 de janeiro de 2025, a 49ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal, promovida pelo Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta e pelo Município do Sabugal.
Este encontro foi dinamizado por Libânia Ricardo Ramos, natural da Urgueira, localidade da freguesia de Aldeia de Santo António, concelho do Sabugal, que integrou o Clube de Leitura no ano letivo corrente. A convidada apresentou alguns textos da sua autoria, escritos ao longo dos anos, nos quais relata episódios aleatórios e diversos da sua vida, desde a sua mocidade até aos dias de hoje. Essas narrativas, que segunda a própria são textos escritos de forma despojada e singela, representam memórias e reflexões sobre a vida. A autora leu trechos evocativos do casamento dos pais, em 1944, da celebração dos 90 anos da mãe, da chegada do irmão mais velho da Guerra do Ultramar, e partilhou reflexões sobre o despovoamento das aldeias, a necessidade de institucionalizar os familiares mais idosos em lares, ou ainda sobre o papel das mães e das mulheres na sociedade.
Apesar de se tratar, na sua maioria, de episódios da vida particular de Libânia Ricardo Ramos, os temas e as vivências evocados revelaram-se de tal forma comuns e genéricos que todos os demais participantes da sessão se puderam identificar com as narrativas, o que estimulou o diálogo, a conversa e a partilha de reflexões coletivas e individuais sobre as questões abordadas.
Estiveram presentes nesta sessão 15 participantes.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO