
Decorreu nos dias 19 e 26 de fevereiro de 2025 a criação de um Herbário Escolar de Plantas Invasoras. As plantas invasoras, definidas como espécies exóticas que provocam impactos negativos na biodiversidade autóctone, constituem uma das maiores ameaças à nossa biodiversidade. Torna-se, por conseguinte, imperativo educar os cidadãos para a sua identificação, controlo e remoção. É igualmente notória a necessidade de melhoria da literacia ambiental, de modo a promover um desenvolvimento sustentável e ecológico.
A criação de um Herbário, uma coleção biológica de plantas secas prensadas, desenvolvida através da experiência prática e pedagógica, visa incentivar a leitura do ambiente e o trabalho manual. Esta prática, apesar de outrora comum no contexto educativo, encontra-se atualmente em desuso. A educação ambiental tem tido também um enfoque teórico, sendo imperativo que se desenvolvam atividades práticas de educação ambiental que proporcionem um contacto direto com a natureza.
O projeto em questão visa promover, junto das crianças e dos professores, a literacia ambiental por meio da criação de herbários escolares de plantas invasoras e do contacto direto com a natureza. Os objetivos desta formação são os seguintes: aprofundar a compreensão dos conceitos apresentados; identificar e analisar as plantas invasoras; promover a Literacia Ambiental; concluir a importância da natureza na educação.
Organizador(es): Universidade Aberta (Centro Local de Aprendizagem em Cantanhede), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Município de Cantanhede.
Esta atividade contou ainda com as parcerias do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, do Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar e do Programa Eco-Escolas.
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