O passado dia 16 de outubro, marcou o arranque oficial do Curso ‘Viver com Vital_idade’, uma iniciativa formativa não formal integrada na oferta formativa da Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade Aberta (UAL-UAb), promovida em rede pelos seus Centros Locais de Aprendizagem (CLA), com o objetivo de contribuir para um envelhecimento ativo, saudável e com significado.
A sessão de lançamento contou com a presença do Prof. Doutor Fernando Caetano, Pró-reitor da UALV-UAb, do Dr. Rui Soares, representante da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, e da Dra. Maria José Carrilho, representante da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, que destacaram a relevância desta iniciativa para a promoção da inclusão, da cidadania ativa e da valorização das pessoas mais velhas na sociedade contemporânea.
O curso conta com J. António Moreira (Docente UAb/DEED) como Coordenador Pedagógico e com Sandro Jorge (CLA da Madalena) e Sónia Valente (CLA Cantanhede) como vice-coordenadores. Decorre num ecossistema de aprendizagem híbrido, articulando sessões síncronas e assíncronas em ambientes virtuais e presenciais, tendo a duração de um ano letivo (outubro de 2025 a junho de 2026). A proposta pedagógica aposta numa abordagem inovadora, centrada na valorização da identidade cultural, na criatividade colaborativa e na participação cívica.
A equipa de desenvolvimento do Curso é ainda constituída pelas Coordenadoras dos CLA Manuela Oliveira (Mêda), Lara Caeiro (Montijo), Sónia Meneses (Peso da Régua), Ana Catarina Lima (Ponte de Lima) e Cátia Lemos (São João da Madeira), que dinamizam localmente o curso e asseguram o acompanhamento pedagógico e técnico dos participantes, coadjuvados pelas equipas das Universidades seniores locais.
O epicentro desta comunidade de aprendizagem é constituído pelos estudantes seniores das comunidades locais abrangidas por estes centros. Através de módulos temáticos e dinâmicas interativas, os participantes são desafiados a partilhar saberes culturais, explorar tradições locais e desenvolver competências nas áreas da saúde e bem-estar, literacia digital e cidadania participativa.
Esta iniciativa reforça o compromisso da Universidade Aberta com a inclusão, a coesão territorial e a justiça social, promovendo a aprendizagem ao longo da vida e o empoderamento das pessoas mais velhas como agentes ativos nas suas comunidades.
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