O Design Instrucional na Realidade Virtual

 

Aconteceu no dia 17 de abril de 2024 a formação “O Design Instrucional na Realidade Virtual” que teve como objetivos gerais: Conhecer o projeto REVEALING; Testar a utilização de óculos de Realidade Virtual; Compreender a importância do design instrucional; Aplicar os princípios de design instrucional na proposta de uma atividade para a Realidade Virtual Imersiva; Refletir criticamente sobre os conceitos discutidos durante a sessão.

Durante o workshop, os participantes tiveram oportunidade de conhecer o projeto REVEALING e de contactar com o design instrucional associado ao planeamento de atividades com recurso à realidade virtual imersiva.

Adicionalmente, esta atividade proporcionou aos/às professores a oportunidade de experimentar a tecnologia de realidade virtual, permitindo compreender as suas possibilidades e limitações na sala de aula.

Teve ainda lugar um momento prático de uma atividade, para realizar com recurso à realidade virtual imersiva, onde os participantes, em discussões em grupo, proporcionaram a partilha de ideias e a avaliação do modelo proposto face às necessidades dos docentes.

A sessão foi desenvolvida por Célia Ferreira, docente da Universidade Aberta e investigadora sénior do projeto, e pela investigadora Maria Castelhano.

A organização foi da responsabilidade do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Cantanhede e do Projeto Revealing (https://revealing-project.eu/), em parceria com a Escola Técnico Profissional de Cantanhede.

 

  

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO