No dia 11 de novembro de 2025, realizou-se a 2.ª sessão do IV Ciclo de Palestras “Investigação e Comunicação Científica no Ensino Superior”, dedicada ao tema “Teses de doutoramento e dissertações de mestrado: estruturação global e organização dos capítulos de introdução e conclusão”. A sessão foi dinamizada por Paulo Nunes da Silva, docente de Linguística da Universidade Aberta e investigador do CELGA-ILTEC, e teve como público-alvo estudantes do 2.º e 3.º ciclos de estudos.
A atividade teve como principais objetivos partilhar orientações fundamentais sobre a organização estrutural de teses e dissertações e contribuir para que os estudantes planeiem e redijam os seus trabalhos académicos de forma mais eficaz, rigorosa e coerente. Num primeiro momento, o orador apresentou os modelos mais recorrentes de estruturação global de dissertações e teses — incluindo os modelos IMRDC, por tópicos, misto e antológico — relacionando-os com diferentes áreas disciplinares e sublinhando que a escolha da estrutura deve resultar de uma decisão estratégica, dependente do objeto de estudo e do enquadramento científico.
Seguidamente, foram abordados os conteúdos essenciais da Introdução, enquanto espaço de contextualização do estudo, definição da problemática e explicitação da relevância da investigação. Por fim, o docente centrou-se no papel das Conclusões, enquanto momento de síntese crítica do trabalho desenvolvido e de projeção de pistas para investigações futuras. A apresentação foi apoiada em exemplos práticos de índices, o que permitiu aos participantes compreender com maior clareza as diferenças entre dissertações de mestrado e teses de doutoramento, bem como as especificidades das várias áreas científicas.
Participaram na sessão 130 estudantes que colocaram numerosas questões durante a sessão, o que confirmou a pertinência e adequação da temática às necessidades reais dos estudantes. A avaliação recolhida através dos inquéritos foi muito positiva, destacando-se a clareza, o rigor, a objetividade e a utilidade prática da intervenção. Entre as sugestões apresentadas, os participantes manifestaram o desejo de dar continuidade a este tipo de iniciativas, nomeadamente através de sessões dedicadas à escrita científica, à coerência interna das teses e dissertações, à análise de dados e à organização de oficinas de escrita académica.
O sucesso da iniciativa e os contributos recolhidos junto dos participantes reforçam a importância de continuar a promover atividades especificamente direcionadas aos estudantes dos diferentes ciclos de estudo, enquanto apoio estruturado aos exigentes desafios da investigação e da escrita académica.
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