Universidade Aberta acolhe evento EUSTEPs

Na semana de 28 de março a 1 de abril, decorreu na Universidade Aberta, o evento internacional 4th Short-term joint staff training.

O encontro inseriu-se no âmbito do projeto financiado pelo Programa Erasmus+ Enhancing Universities Sustainability Teaching and Practices through Ecological Footprint (EUSTEPs).

O EUSTEPs é constituído por duas universidades estrangeiras, a Aristotle University of Thessaloniki, na Grécia, que lidera o projeto, e a University of Siena, Itália, e duas portuguesas, a Universidade Aberta e a Universidade de Aveiro e ainda pela Organização Não Governamental Global Footprint Network.

Durante o evento foram apresentados os resultados obtidos após dois anos e meio desde o início do projeto, nomeadamente:

  • Balanço sobre os materiais pedagógicos desenvolvidos sobre educação para a sustentabilidade e respetiva formação para estudantes, docentes, não docentes e gestores;
  • Desenvolvimento da calculadora da pegada ecológica das Instituições de Ensino Superior (IES);
  • Apresentação de um curso aberto online (MOOC) Sustainability and Ecological Footprint: From Theory to Practice, desenvolvido pela UAb, ainda em preparação e a ser lançado brevemente na AulAberta.

Na manhã do dia 1 de abril, teve lugar na Universidade Aberta, em Lisboa, mas também online, o evento de lançamento e divulgação da calculadora da Pegada Ecológica para IES, com o apoio da Rede Campus Sustentável de Portugal. O evento, denominado 3rd Multiplier Evento contou com mais de uma centena de participantes online e teve como tema Sustainability in Action: How to Reduce the Ecological Footprint in Our Higher Education Institutions.  Durante a sessão foi apresentada a experiência e os primeiros resultados da calculadora das quatro universidades parceiras do projeto.

A calculadora e materiais pedagógicos produzidos são de livre acesso e espera-se que sejam utilizados por muitas IES. A ferramenta é um novo instrumento importante para monitorizar e avaliar a sustentabilidade ambiental das IES.

Informação sobre o projeto e materiais produzidos

Calculadora da Pegada Ecológica

Abril 2022 #160