Universidade Aberta: desafios emergentes

Vivem-se tempos de múltiplas instabilidades e exigências a nível global e o universo da educação e da formação não é exceção. O ensino superior tem procurado acompanhar e adaptar-se às sucessivas gerações de inovações tecnológicas, procurando encontrar ferramentas e modelos educativos, escaláveis e flexíveis, capazes de potenciar a criatividade e o espírito crítico dos estudantes, além de um conjunto de valores, competências e práticas com impacto positivo no desenvolvimento sociocultural e ambiental.

Espera-se que o ensino/formação em geral e o ensino superior em particular contribuam para formar gerações de pessoas imbuídas de respeito pelos valores potenciadores da dignidade Humana e da proteção do meio ambiente.

Há pouco mais de três décadas que a Universidade Aberta dá corpo ao ensino a distância e elearning, atribuindo um valor estratégico à flexibilidade, escalabilidade e coerência da oferta pedagógica e dos serviços prestados à sociedade.

A nossa missão e ambição é partilhar e transmitir conhecimento, numa lógica de ensino e aprendizagem ao longo da vida, usando as potencialidades das tecnologias digitais para anular as distâncias e as desigualdades de acesso à educação e à formação, promovendo, de forma sustentada, o desenvolvimento, a capacitação e a inclusão social das populações geograficamente dispersas.

O Mundo da educação e da formação a distância tem conhecido um crescimento exponencial, permitido pela banalização das redes e das tecnologias digitais e sustentado por recursos humanos com competências técnicas e pedagógicas específicas.

A Universidade Aberta atua nesse universo desmaterializado com flexibilidade, criatividade e competência, procurando antecipar e colmatar as necessidades de formação e facilitar o acesso ao conhecimento, através de uma oferta formativa de qualidade em diferentes formatos e áreas científicas.

Procuramos que os desafios colocados às sociedades contemporâneas sejam um incentivo para investir e desenvolver áreas de formação e de investigação orientadas para a capacitação e desenvolvimento humanos, assentes em princípios de generalidade e/ou especialidade, flexibilidade, mobilidade e inclusão.

Procuramos que os espaços de educação, de formação e de acesso e criação de conhecimento da nossa universidade acompanhem as flutuações dos movimentos populacionais e dos mercados de trabalho, a diversificação dos percursos académicos, as crescentes necessidades de formação e reconversão profissional, mas também a sede, a curiosidade e o prazer intelectual individual e coletivo.

Procuramos que a nossa relação com os estudantes seja de proximidade, transformação e enriquecimento individual e coletivo, através da mobilização de atividades de ensino e formação multidisciplinares e transversais, orientadas para o desenvolvimento de competências, atitudes e práticas de cidadania sustentáveis.

É missão da Universidade Aberta alargar o acesso à educação, ao conhecimento e à formação ao longo da vida, assumindo o compromisso de democratizar, gerar e disseminar o capital científico, cultural e social através de atividades de ensino/aprendizagem, investigação e extensão, em língua portuguesa, oferecidas à escala global. Usamos as potencialidades dos dispositivos móveis e das redes de comunicação digitais numa lógica de compromisso para com a sociedade, através da promoção e desenvolvimento de ferramentas e conteúdos educativos atuais e diversificados que possam ser usados em múltiplos contextos e interações sociais.

Os desafios dos paradigmas educacionais emergentes, associados à flexibilidade de formas e formatos de aprendizagem digital e em rede, dão à Universidade Aberta uma nova centralidade, à luz do estabelecido no Regime Jurídico para o Ensino a Distância que, pela primeira vez, define um quadro claro de princípios e regras de organização e funcionamento do regime de ensino superior a distância e em rede para os ciclos de estudo conferentes de grau.

Carla Padrel de Oliveira
Reitora da Universidade Aberta

Fevereiro de 2020 #134