Erasmus Staff Week 2024 na Universidade Aberta

A Universidade Aberta (UAb) acolheu, de 24 a 28 de junho, mais de três dezenas de representantes de universidades europeias. Tratou-se de uma semana de intercâmbio internacional no âmbito do programa Erasmus+.

Durante toda a semana, participantes de 24 instituições de nove países europeus (Bulgária, Espanha, França, Grécia, Hungria Lituânia, Polónia, Roménia e Turquia) tiveram a oportunidade de conhecer a UAb, a sua organização e modelo pedagógico, reunindo-se com representantes de unidades orgânicas e de serviços.

A sessão do primeiro dia teve início com a mensagem de boas-vindas da reitora, Carla Padrel de Oliveira. Os participantes tiveram contacto a história e vida desta universidade e apresentaram, igualmente, as suas instituições.

No segundo dia, o vice-reitor para o Ensino e Assuntos Académicos, José Sales, falou sobre o ensino e a aprendizagem. Alguns dirigentes apresentaram dados sobre os serviços de documentação e sobre o suporte tecnológico da plataforma online da UAb. À tarde, a vice-reitora para a Investigação e Ciência Aberta, Sandra Caeiro, e outros docentes, abordaram temáticas relacionadas com projetos de pesquisa e ambiente.

O dia a seguir foi marcado pelas abordagens à Qualidade, Inovação e Transformação Digital – vice-reitor Diogo Casa Nova. O diretor da Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida, Fernando Caetano, e vários professores deram a conhecer as Microcredenciais – ações de formação de curta duração que permitem o desenvolvimento de competências científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional. Após o almoço, foi a vez dos departamentos fazerem as suas apresentações, focando aspetos relacionados com os cursos.

Na quinta-feira, o grupo deslocou-se ao Centro Local de Aprendizagem, da UAb, no Montijo, e fez uma visita guiada à Quinta da Bacalhôa, em Azeitão.

O último dia foi dedicado à apresentação da área multimédia e teve lugar uma visita guiada ao Palácio Ceia – sede da UAb.

A iniciativa deu a conhecer a UAb e permitiu a partilha de conhecimentos, de experiências, de boas práticas, reforçando a cooperação internacional.

 

JULHO 2024 #187