Candidaturas

REINGRESSOS E MUDANÇAS DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

1º SEMESTRE
     06-06-2017 a 11-07-2017 (candidaturas encerradas)
2º SEMESTRE
     25-10-2017 a 28-11-2017

Consulte a lista de cursos de 1º Ciclo.

Requisitos

As Mudanças de Par Instituição/Curso destinam-se a estudantes que estejam numa das seguintes situações:
  1. Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso de ensino superior nacional e não o tenham concluído;
  2. Tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira, em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

Reingresso pode ser solicitado por estudantes que tenham estado matriculados e inscritos no mesmo curso na Universidade Aberta.

As mudanças de par instituição/curso e os reingressos consistem na instrução de um processo de candidatura, para o ano letivo corrente, em dois períodos diferentes: ver datas acima.Recomenda-se a leitura da Portaria nº 181/D/2015, de 19 de junho, que aprova o Regulamento dos Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior e do Regulamento de Creditação de Competências Académicas e Profissionais da Universidade Aberta.

Candidaturas

1. Candidatos provenientes de estabelecimentos de ensino superior nacionais
As candidaturas realizam-se online, através do envio, em formato digital, dos seguintes documentos:
  • Documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte);cópia traçada, com o devido consentimento do titular, para a validação de dados no sistema de candidaturas;
  • Certificado de habilitações (comprovativo de um grau do ensino superior português ou equivalente legal);
  • Certidão emitida pela instituição de ensino superior em que esteve matriculado, em que deve constar o nome do curso que frequentou, das unidades curriculares realizadas e respetivos créditos e notas obtidos (ou, caso o não tenha unidades curriculares realizadas, apenas o nome do curso em que esteve inscrito e o ano da inscrição);
  • Documentação adicional que o candidato considere relevante;
  • Comprovativo do pagamento do processo de candidatura, de acordo com o Preçário em vigor.

Caso o tamanho dos anexos exceda os 2Mb, envie a digitalização dos documentos para candidaturas@uab.pt, com a indicação do nome e n.º de candidato e/ou n.º do documento de identificação. A falta de algum documento será considerada fator de exclusão.

2. Candidatos provenientes de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros

Os candidatos provenientes de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros necessitam de ter os documentos indicados no ponto 1., reconhecidos pelo agente consular português local ou legalizados pelo sistema de apostilha, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (mais conhecida pela Convenção de Haia).

Caso estes documentos não estejam escritos em português, espanhol, francês ou inglês, é necessária a sua tradução para o português, por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa.

Os candidatos têm de fazer prova que o curso e instituição de ensino frequentados no estrangeiro são definidos como superiores, pela legislação do país em causa. Para o efeito, podem requerer uma declaração de nível de estudos junto da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) – consulte aqui.

3. Antigos estudantes da Universidade Aberta
Os antigos estudantes da Universidade Aberta têm obrigatoriamente de ter a sua conta corrente regularizada e apenas necessitam de submeter online os seguintes documentos:
  • Documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte);
  • Comprovativo do pagamento do processo de candidatura, de acordo com o Preçário em vigor.

Caso o tamanho dos anexos exceda os 2Mb, envie a digitalização dos documentos para candidaturas@uab.pt, com a indicação do nome e nº de candidato e/ou nº do documento de identificação. A falta de algum documento será considerada fator de exclusão.

Pagamento

O pagamento é efetuado através da referência Multibanco (MB) gerada após a formalização da candidatura. Conserve os talões como prova de pagamento.

Para candidatos residentes no estrangeiro o pagamento pode ser feito por transferência bancária.
IBAN – PT50078101120112001298585

SWIFT – IGCPPTPL

Informações Adicionais

Antes do início de cada ano letivo, os estudantes frequentam, obrigatoriamente, um módulo de ambientação online, que é gratuito e se destina a melhor integrar os estudantes no modelo pedagógico da Universidade Aberta.

A lista de candidatos admitidos e excluídos é publicada em www.uab.pt.

Caso persistam dúvidas, utilize este Formulário.

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