Apresentação de livro sobre Francoise Collin



Françoise Collin. L’insurrection permanente d’une pensée discontinue é o título do livro que vai ser apresentado no próximo dia 26 Janeiro 2018, às 17h30, na Sala de Atos da Universidade Aberta, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa.

A obra, da autoria da filósofa italiana Mara Montanaro, será apresentada por Teresa Joaquim, docente da Universidade Aberta, no âmbito da equipa de investigação Faces de Eva- Estudos sobre a Mulher, que integra o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA) e do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta.

Este livro mostra o percurso de conciliação entre a práxis filosófica de Françoise Collin, escritora, filósofa e feminista belga e o seu envolvimento feminista. Composto de três partes, apresenta os momentos mais marcantes do seu percurso intelectual e político: nos diálogos com Maurice Blanchot e Hannah Arendt. Francoise Collin inscreve o seu compromisso feminista, que este livro reconstrói minuciosamente através da revista que fundou intitulada Cahiers du Grif. Apresenta também o seu retorno a uma reflexão singular, após numerosos anos consagrados ao militantismo feminista, quando problematiza e declina um conjunto de conceitos como a natalidade, o diálogo, a democracia, o comum, a experiência de uma alteridade sempre imprevista e imprevisível, curto-circuitando-os através da noção de revolução permanente.

Mara Montanaro, que estará nesta sessão de apresentação, é investigadora associada no Laboratório de Estudos de Género e Sexualidades (LEGS) da Universidade de Paris 8 e investigadora colaboradora no CICS.NOVA. Desenvolve trabalhos nas áreas da filosofia contemporânea, dos estudos de género pós-coloniais e das filosofias feministas contemporâneas, particularmente da obra da filósofa feminista Françoise Collin, de cujos arquivos é a responsável cientifica. Dirigiu a edição e tradução da primeira antologia de artigos de Françoise Collin, em língua italiana, “Françoise Collin. Il femmenismo come praxis. Strategie di rivolta e pratiche di resistenza” (no prelo).

A sessão será transmitida online.

Mais informações

17 de janeiro, 2018