Notícias

Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa



8 de setembro, 2017

Desde o nascimento do português, inúmeros autores deram, na nossa língua comum, importantes passos pioneiros nas várias áreas da cultura, do saber e da ciência. As 80 obras agora publicadas pelo Círculo de Leitores em 30 volumes selecionam os textos e documentos que revelam o pioneirismo em Portugal nos domínios da arte, ciências exatas e ciências humanas, na literatura, na música e em outras áreas do conhecimento.

Sob a direção de José Eduardo Franco, diretor da Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e Globalização da Universidade Aberta, e Carlos Fiolhais, físico, professor universitário e ensaísta, esta obra resulta da maior operação científica interdisciplinar da história da cultura portuguesa.

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, sob a égide da Universidade de Coimbra e da Universidade Aberta, e contando, ainda, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Nacional de Portugal e do Ministério da Educação, esta é uma Obra que deixará uma profunda marca na cultura portuguesa.

Este projeto, que pretende revelar o ADN da língua e da cultura portuguesas, foi realizado sob a coordenação científica da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização da Universidade Aberta e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa sediado na Universidade Aberta em cooperação com o Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, que são Unidades de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Em Lisboa, a sessão de lançamento das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa tem lugar no dia 12 de setembro de 2017, pelas 18h30, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Nota de Imprensa – Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa



Candidaturas | Resultados


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas



Dê a sua opinião aqui!

Portal UAb