Seminário sobre migrações na Europa



27 de novembro, 2018

“Migrações na Europa: práticas legais e reinstalação de refugiados” é o tema do seminário que vai ter lugar no próximo dia 7 de dezembro, das 11h00 às 13h00, na Universidade Aberta, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa.

Este seminário pretende explorar e refletir sobre a produção de inelegibilidades nos regimes migratórios em contexto europeu, perspetivando a forma como as práticas legais in(formais) afetam a relação dos migrantes face à lei, por outro lado, analisar o continuum do processo de reinstalação de refugiados, desde a preparação pré-partida à monitorização do processo de integração e como uma solução duradoura. Estas temáticas serão abordadas através do testemunho de três especialistas da área, articulando testemunhos da academia e o trabalho de instituições intergovernamentais, neste caso a OIM e o ACNUR.

Intervenientes: Lisa Marie Borrelli, Socióloga, Sónia Pereira, Assistente Sénior da Organização Internacional para as Migrações (OIM-Portugal), Elzbieta Gorska, Oficial Associada da Reinstalação do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR-Portugal).

Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Investigação Migrações e Diversidades Culturais do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) que conta com a colaboração da Licenciatura em Ciências Sociais, do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, Mestrado em Relações Interculturais, Doutoramento em Relações Interculturais e projeto Integração de refugiados em Portugal: papel e práticas das instituições de acolhimento PT/2017/FAMI/151.

O Seminário pode ser acompanhado em direto por videoconferência.

Informações e Inscrições

Cartaz



Candidaturas | Resultados


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


UAb na Imprensa


Portal UAb | Dê a sua opinião aqui!


Merchandising UAb