O ano de 2020 ficará na memória de todos nós pela dimensão das repercussões sociais, económicas e políticas decorrentes do inesperado surto COVID 19, motivado pelo surgimento de um cenário pandémico global que condicionou e afetou todos os sectores da vida quotidiana, nomeadamente o universo da educação.
A Universidade Aberta apesar de ser uma instituição de ensino superior cujo modelo de ensino não exige a presença física dos seus estudantes, procurou, desde o início, proteger a sua comunidade académica e manteve a normalidade das atividades letivas.
A duração do regime de confinamento imposto pelo governo e o clima de incerteza deste estranho semestre, exigiram a tomada de medidas extraordinárias com o objetivo de observar o calendário letivo. Assim, num contexto atípico e instável, a UAb ajustou as suas práticas de avaliação e avançou com o desenvolvimento de um sistema eletrónico robusto e fiável que permitiu realizar a época de exames em segurança e com um mínimo de perturbações. A disponibilidade e empenho da equipa de colaboradores docentes e não docentes, numa lógica de trabalho colaborativo, empenhado e solidário, permitiu pensar, estruturar, operacionalizar e monitorizar um modelo totalmente novo de avaliação dos conhecimentos.
Findo o período da avaliação, é tempo de fazermos o balanço desta iniciativa que permitiu a realização de mais de 14 000 provas online. Tendo em conta o contexto de confinamento em que todos se encontravam e alguns constrangimentos pontuais inerentes ao novo sistema, o resultado da época de avaliação foi francamente positivo.
Gostaria de aqui deixar também uma palavra de especial apreço aos estudantes pela resiliência e pela confiança demonstradas durante o último semestre.
Perante este cenário de incerteza e que ainda se mantém, as tecnologias digitais, em estreita articulação com uma adequada comunicação, transparência e flexibilidade são e serão os instrumentos que fazem da nossa instituição UMA UNIVERSIDADE ABERTA AO MUNDO INOVADORA E SUSTENTÁVEL.
Congratulo-me pelo dinamismo, flexibilidade e valor da comunidade UAb, na prossecução da sua missão de criar, transmitir e disseminar conhecimento, através da articulação do ensino/aprendizagem, da investigação e prestação de serviços, independentemente do cenário de instabilidade e incerteza do mundo atual.
A comunidade UAb está de parabéns pela forma como tem ultrapassado as dificuldades decorrentes do período de isolamento social obrigatório e preventivo, em prol da responsabilidade individual e coletiva e pelo bem-estar e saúde públicas.
Desejo que este período de férias seja de efetiva pausa e descanso, permitindo recuperar forças para um ano que se afigura igualmente desafiante!
Carla Padrel de Oliveira
Reitora da Universidade Aberta
Agosto 2020 #140