A Universidade Aberta somos todos nós

A Universidade Aberta somos todos nós, estudantes, pessoal docente e não docente, todos temos um papel relevante na essência e no futuro da instituição. Somos todos os que, direta ou indiretamente, contribuem para a sua existência ou dela beneficiam. Somos uma universidade ainda jovem, algumas vezes ainda olhada com reservas. Isso tem-nos obrigado a enfatizar, vezes sem conta, a versatilidade e a robustez do nosso modelo pedagógico, a integridade e a objetividade do nosso sistema de avaliação.

Recentemente, pelo Decreto-Lei n.º 133/2019, de 3 de setembro, foi aprovado o regime jurídico do ensino superior ministrado a distância, conferindo um papel fulcral à Universidade Aberta. O quadro legal está agora definido, com diretrizes claras sobre o que se pretende de nós. Por isso, todos nós temos de não apenas nos adaptar às novas exigências que nos são colocadas mas também dar o nosso contributo para a consolidação da nossa instituição enquanto referência no ensino a distância.

Neste contexto, fazer parte do conselho pedagógico é uma enorme responsabilidade. Sendo o único órgão onde existe paridade entre estudantes e docentes, espera-se de nós um contributo fundamental para a definição das linhas gerais de orientação no plano pedagógico, bem como o parecer sobre as orientações pedagógicas e os métodos de ensino e de avaliação, com particular atenção na criação de novos cursos e respetivos planos de estudos.

Cabe também a este órgão aprovar o regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes. Findo o atual contexto pandémico, onde foi necessário adaptar o nosso modelo de avaliação, espera-se que os ensinamentos decorrentes desta experiência possam contribuir para uma discussão sobre o futuro, mantendo a coerência e a credibilidade que granjeamos ao longo dos anos como pano de fundo. Para tal, será essencial envolver toda a academia, incluindo a associação académica e os restantes órgãos da universidade, além dos contributos individuais, de forma transparente e participativa.

 

 

Jorge Morais
Presidente do Conselho Pedagógico

 

Dezembro 2020 #144