Instalado na Biblioteca Municipal, na Rua dos Bombeiros Voluntários, o Centro Local de Aprendizagem (CLA) de Cantanhede é uma das 18 estruturas locais da UAb.
O Território
A cidade de Cantanhede, no Distrito de Coimbra, é sede de um município com uma área aproximada de 390 Km2 e uma população de cerca 37 mil habitantes, distribuída por 14 freguesias ligadas por uma rede viária com acessos privilegiados às cidades de Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz.
Quem visita o concelho de Cantanhede é confrontado com um vasto leque de experiências no contacto com uma natureza estimulante pela sua riqueza e diversidade. No que respeita ao património histórico e cultural destacam-se as três regiões naturais que constituem o território:
- Gândara – espraiada sobre o mar;
- Bairrada – no interior, onde as estações do ano se contam pelo crescer da vinha;
- Baixo Mondego – a sul, num vale contíguo às pedreiras da famosa pedra de Ançã.
Além dos recursos florestais e dos elevados índices de produção de batata e leite, Cantanhede tem na vitivinicultura a sua atividade com maior expressão, fruto do reconhecimento que os seus vinhos alcançaram como verdadeiro ex-libris da Região Demarcada da Bairrada.
O Concelho tem enfrentado um processo de expansão económica que está a permitir ultrapassar os históricos constrangimentos decorrentes da sua tradicional dependência dos sectores agrícola e comercial. A este nível, tem-se assistido ao significativo crescimento das suas quatro zonas industriais, concretamente Cantanhede, Murtede, Febres e Tocha, circunstância que permite distingui-lo como um concelho de referência no País em termos de dinâmica industrial.
As áreas preferenciais a atingir são, entre outras, as relacionadas com a nova economia no âmbito das telecomunicações e informática, mas também a biotecnologia, biomédica e químicas finas, ou o desenvolvimento e investigação das atividades tradicionais do Concelho, como a silvicultura, o vinho e a vinha, a ourivesaria, o turismo, a requalificação urbana, a criação e beneficiação de espaços verdes e zonas de lazer, bem como o incremento de iniciativas culturais e desportivas, área onde também se tem assistido a um significativo crescimento dos equipamentos disponíveis.
O CLA
Desde a sua criação, em 2010, a par das suas atividades regulares de apoio instrumental e logístico aos estudantes e de divulgação da UAb, o CLA de Cantanhede desenvolve várias ações educativas e culturais (presenciais e online), em parceria com entidades da sua área de abrangência, com o objetivo de alargar e diversificar a oferta local de oportunidades de aprendizagem.
Destacamos algumas iniciativas organizadas pelo CLA de forma gratuita para destinatários diversos:
- Bênção dos Estudantes e Queima das Fitas (maio) e a Receção aos Estudantes (outubro)
- Ações de Formação de Curta Duração para Professores (Ex: Fabricar a Inovação na Educação; Educação de Adultos – Transformar Potencial em Futuro; Desafios da Educação de Adultos nos Centros Qualifica)
- Organização de eventos online em áreas diversas nomeadamente: competências chave para o sucesso dos Estudantes da UAb; Parentalidade; Gerontologia; Turismo; Gestão; Desenvolvimento Pessoal e Social.
- Participação em Feiras na área da Educação (EXPOFACIC e VOGUI/PASSFUTURO)
Área de abrangência: Águeda, Anadia, Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Bairro, Penacova, Soure e Vagos Onde funciona: Biblioteca Municipal de Cantanhede. Rua dos Bombeiros Voluntários 3060-163 Cantanhede Contactos do CLA: Telefone:(+351)231 410 879|Telemóvel/ WhatsApp:(+351) 915 676 340 Correio Eletrónico | Página de Facebook Coordenação: Sónia Valente
Julho 2021 #151