Após 15 anos na mesma profissão e na mesma empresa, em 2016 senti a necessidade de mudança e de construir uma carreira. Melhorar a minha formação pareceu-me o passo mais lógico e foi-me sugerida a Universidade Aberta e o seu método de ensino. Tendo em conta que não podia deixar de trabalhar enquanto não completasse os estudos e iniciasse a nova carreira profissional, e não queria abdicar do tempo com a família (que estava a crescer), o método de estudo da UAb foi ao encontro das minhas necessidades. A possibilidade de fazer o estudo conforme a minha disponibilidade e não em horários fixos foi crucial, podia aprender nos intervalos do trabalho, ao fim de semana e até ao final da noite, em qualquer lugar onde tivesse acesso à Internet.
Quando percebi que a UAb tinha na sua oferta educativa a LEI (na altura Licenciatura em Informática) a escolha foi natural para mim, agarrei a oportunidade e percebi que seria esta a minha possibilidade para uma mudança de carreira e de efetivamente construir uma, visto que o mercado de trabalho tinha défice de profissionais com formação em Tecnologias de Informação.
Depois de 20 anos sem estudar não foi fácil adaptar-me novamente a esta nova rotina e ao método de ensino da UAb, mas quanto mais tempo despendia a estudar melhores os resultados, e com objetivos a curto prazo como e-folios e exames, a médio prazo como terminar unidades curriculares e semestres, e o objetivo final de terminar a licenciatura, fiquei cada mais motivado. Apesar do elevado nível de exigência da LEI, todos estes objetivos diminuíram o meu sentimento de esforço e sacrifício e completei a licenciatura no prazo que tinha dado a mim próprio.
Após completar a licenciatura comecei a procurar emprego na área de TI. Não foi fácil, já tinha mais de 40 anos e não tinha experiência prévia em desenvolvimento de software, mas com perseverança e não querendo desistir do sonho, insisti, bati a mais portas, mostrei entusiasmo por aprender e evoluir em TI, e surgiu a primeira proposta de trabalho por parte da Critical TechWorks (joint venture entre a Critical Software e a BMW AG), e não podia estar mais satisfeito com a minha mudança, tenho qualidade de vida e posso passar mais tempo com o meu filho.
Escolher a UAb foi a melhor opção que fiz, não estaria nesta situação se tivesse feito outra escolha!
Carlos Amorim
Licenciado em Engenharia Informática
Março de 2022 #159