Obrigada, Universidade Aberta!

Sempre tive como objetivo na minha vida tirar uma licenciatura na área que gosto, Educação. Mas alguns obstáculos e percalços encontrados pelo caminho levaram-me a pensar que iria ficar só pelo sonho, que seria impossível, visto eu já ter 45 anos e achar que seria um pouco tarde devido à idade.

Depois de 20 anos sem estudar, ouvi falar na Universidade Aberta e percebi que tirar uma licenciatura era possível, para qualquer pessoa, sem fronteiras e sem barreiras físicas. Só precisamos ter acesso à internet, e claro, força de vontade e foco.

Falando agora um pouco do meu percurso académico, quero realçar que a minha primeira opção não foi a UAb, foi uma universidade de ensino presencial. No ano 2018, frequentei o 1.º ano, mas mesmo tendo alcançado bons resultados não estava a sentir-me motivada para continuar naquela universidade. A obrigatoriedade de horários era muito difícil de conciliar vida profissional e familiar. Foi um ano muito complicado, mas como não sou de desistir, ainda assim inscrevi-me no 2.º ano.

Entretanto, durante as férias, ouvi falar na UAb e dirigi-me ao Centro Local de Aprendizagem da UAb da minha área, Ponte de Lima. Explicaram que poderia fazer a transferência de universidade e assim foi tendo ainda obtido a equivalência a algumas disciplinas já realizadas na universidade anterior.

Foi a minha “tábua de salvação” para eu poder terminar minha licenciatura, devido à liberdade de horário, não interferindo com a minha vida profissional nem familiar, não precisando de abdicar de nada, tendo tempo para tudo, só sendo preciso saber gerir essa flexibilidade. E podendo ainda frequentar a universidade sem sair de casa.

Sou funcionária pública e antes de iniciar a minha licenciatura era assistente operacional. No 2.º ano passei para assistente técnica. Assim se vai conseguindo pequenas conquistas, quer a nível profissional quer a nível pessoal, até atingir o objetivo por mim proposto.

Para mim, a UAb é a chave para realizar qualquer objetivo, por isso só posso agradecer à UAb por estar prestes a realizar o meu!

 

Susana Cerqueira
Finalista da Licenciatura em Educação

Maio 2022 #161