O Centro Local de Aprendizagem (CLA) de São João da Madeira é uma das 18 estruturas locais da Universidade Aberta espalhadas de norte a sul de Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.
A cidade onde está implantado tem uma área de cerca de oito quilómetros quadrados e situa-se no extremo norte da Beira Litoral e do distrito de Aveiro, estando integrada na Área Metropolitana do Porto. São João da Madeira faz fronteira, a norte, com o concelho de Santa Maria da Feira e, a sul e a este, com o município de Oliveira de Azeméis.
As origens de São João da Madeira remontam a tempos longínquos, mas é em 1088 que aparece pela primeira vez, em fontes escritas, a menção a S. João da Madeira. A designação prende-se, ao que tudo indica, com a abundância de matéria lenhosa desde sempre existente na região.
Foi com a revolução industrial do século XIX que São João da Madeira registou um grande crescimento, inicialmente com a indústria chapeleira e dos lacticínios e mais tarde com a atual importante indústria do calçado.
O apogeu de todo este desenvolvimento coincide com a criação do concelho de São João da Madeira em 1926, cujo decreto considerava o novo concelho como o “centro industrial mais importante do distrito de Aveiro”. Mais tarde, em 1984, S. João da Madeira é elevado ao estatuto de cidade.
O programa de Turismo Industrial de São João da Madeira celebra, este ano, 10 anos de atividade, acumulando mais de 283.000 visitantes em museus, fábricas e outros espaços emblemáticos da história e economia do concelho.
Para aproveitar da melhor forma a visita a São João da Madeira, sugerimos que comece pelo Welcome Center na Torre Oliva. A antiga fábrica de máquinas de costura Oliva é, atualmente, um dos mais emblemáticos edifícios históricos da cidade e alberga um circuito temático acerca da indústria da metalurgia. Aí, é possível reservar a visita aos Museus da Chapelaria e do Calçado bem como ao próprio Centro de Arte Oliva, espaço dedicado à arte contemporânea e à arte bruta.
No Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica, são homenageados todos os que tornaram o fabrico de chapéus numa das atividades mais importantes da zona. A viagem pelos tempos em que era moda usar chapéu passa pela Fepsa: esta empresa dedicada ao fabrico de feltros para chapéus mantém ligações fortes a grandes marcas mundiais, ao teatro e ao cinema. Daqui saíram inúmeros chapéus para muitos filmes de Hollywood. A preparação da matéria-prima, a partir de pelo de coelho, lebre e castor, faz-se na Cortadoria Nacional de Pelo, onde dá para assistir a todo o processo.
O CLA
A parceria estabelecida com o Município de São João da Madeira, em 2010, permitiu que a população tivesse acesso a uma oferta pedagógica, a nível superior, mais diversificada e a iniciativas de caráter cultural, social e científico, nomeadamente a realização de seminários, congressos, palestras e conferências sobre diversas áreas temáticas. Ao longo destes anos, o CLA tem assumido um papel fundamental na aproximação da UAb à população académica, facultando o apoio necessário aos seus estudantes.
Área de abrangência: Albergaria-a-Velha, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Ovar, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga e Vale de Cambra. Onde funciona: Oliva Creative Factory, Rua da Fundição, 240 | 3700-119 São João da Madeira Telefone:(+351) 256 004 132 Telemóvel:(+351) 915 676 342 Correio eletrónico | Página do Facebook | Coordenação: Cátia Lemos
Maio 2022 #161