Inquérito às Competências dos Adultos – PIAAC

Catarina Nunes, docente da Universidade Aberta (UAb), exerce funções de National Sampling Manager (NSM) no grupo de projeto do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (Programme for the International Assessment of Adult Competencies, PIAAC), em Portugal.

A atividade da professora surge no âmbito de um contrato entre a UAb e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

Trata-se de um programa internacional multiciclo de avaliação das competências dos adultos, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).  Esta é uma iniciativa voltada para a assistência aos governos na avaliação, monitorização e análise do nível e da distribuição das competências dos adultos, apoiando o desenho de medidas de extensão do uso de competências em contextos diversos e favorecendo, por essa via, a qualificação dos recursos humanos, bem como a equidade no acesso e participação nos mercados de trabalho e a participação cultural e educativa, fator fundamental de promoção da coesão social e territorial.

No caso de Portugal, o Inquérito às Competências dos Adultos, o maior estudo realizado na área, e o primeiro a ser concretizado neste século, é lançado no presente mês de janeiro. Numa primeira fase, são inquiridos, de forma aleatória, 5000 adultos, com idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos. Os trabalhos de terreno são realizados por uma equipa liderada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), selecionada para esse efeito através de um concurso público internacional.

O estudo permite recolher informação sobre as competências exigidas em ambientes laborais, os percursos educativos e profissionais dos participantes e a sua capacidade para utilizar as tecnologias de informação e comunicação. O PIAAC também realiza uma avaliação das competências cognitivas dos participantes, com o objetivo de apreciar os níveis de literacia, numeracia e capacidades na resolução de problemas em contextos digitais.

 

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Cartaz

Carta da UCP

FEVEREIRO 2023 #170