Estudar na Universidade Aberta? Como é? Não é estranho? É bom, muito bom. Sou fã. Já fiz uma Licenciatura em Ciências Sociais e um Mestrado em Estudos sobre a Europa neste ensino à distância, online, mas que inclui visitas de estudo e exames presenciais. Mas quase tudo é feito à frente de um computador, com trabalhos, textos para analisar, debates, livros e pesquisas na internet.
Recentemente, concluí com sucesso o primeiro semestre do Doutoramento em Relações Interculturais nesta universidade pública, que considero credível e onde tenho aprendido muito, graças ao seu ótimo ensino, bons professores e bons colegas, no geral. Colegas que moram em várias partes no mundo e de várias zonas de Portugal, e que estudam comigo.
Aliás, no WhatsApp, tenho vários grupos onde partilhamos informações, o nosso dia-a-dia, de uma forma encorajadora e bem-disposta. Este é um esboço de um retrato desta universidade, onde tenho sido seu aluno desde 2008, com muito gosto. Uma universidade com flexibilidade de horários, que me deixa trabalhar e estudar, ao meu ritmo, sem stress. Já estudei em jardins, hotéis, pastelarias, bibliotecas. Uma universidade onde me tenho automotivado, autodisciplinado e em que me adaptei com muita facilidade. Penso que todo este caminho que me levou até aqui deve-se à minha curiosidade em saber mais e melhor e em gostar de estudar. Tem sido um percurso feliz, até hoje.
Tiago Jorge
Estudante do Doutoramento em Relações Interculturais
MAIO 2023 #173