Na Universidade, 20 anos depois…

Passaram perto de vinte anos desde a última vez que assisti a uma aula na Universidade. A licenciatura tinha, então, ficado por concluir. Apesar desta pedra no percurso de vida, sempre me senti realizado tanto a nível profissional como pessoal. Sentia a tentação de regressar ao ensino superior, mas não queria abdicar da qualidade de vida que tinha e comprometer-me com alguns anos de privação da vida pessoal e familiar.

Em 2020 descobri a Universidade Aberta (UAb), com uma formação, que me permitiu, sem qualquer compromisso e pressão, conhecer e desfrutar de um método de aprendizagem que se enquadrava perfeitamente no meu estilo de vida. Com alguma ponderação arrisquei dar o salto para a Licenciatura em Engenharia Informática. Sentia a necessidade de um novo desafio, além de que obteria o diploma da licenciatura e, afinal, poderia fazê-lo ao meu ritmo e nos horários que mais me conviessem, conciliando o estudo com a vida pessoal.

O maior desafio seria fazer uma boa gestão do tempo e, para minha surpresa, consegui tornar-me mais organizado e com melhor aproveitamento dos dias. Regressar à Universidade nos 40 anos, com uma maior maturidade pessoal e profissional, aliado à boa gestão do tempo e à escolha de temáticas curriculares estimulantes, permitiu-me fazer quatro unidades curriculares no primeiro semestre com relativa facilidade. Parti motivado para um segundo semestre mais exigente com o objetivo de derrubar a matemática mais trabalhosa do curso. Estes novos desafios estimularam uma forte interação com professores e colegas, onde senti um magnífico ambiente universitário.

A constante aprendizagem na UAb e as metas que tenho vindo a superar dão-me mais confiança para ultrapassar novos desafios académicos, profissionais e pessoais. Sinto que estudar na UAb não se resume a receber o diploma final, mas sim a aproveitar todo o percurso que vai enriquecendo a minha vida.

 

 

Ricardo Trindade
Estudante da Licenciatura em Engenharia Informática

SETEMBRO 2023 #177