Licenciada em Professores do 1.º Ciclo, foi na área da gestão que a minha carreira profissional seguiu caminho.
Há cerca de quatro anos que coordeno a Loja do Cidadão de Viseu. Quando comecei estas funções e apesar de todos os conhecimentos e experiências adquiridos anteriormente, através de formações e especializações, o mestrado na área de gestão era uma mais-valia, tanto em termos profissionais – formação mais direcionada à função – mas também uma prioridade na vida pessoal, em adquirir mais conhecimentos e enriquecimento.
Sentida esta necessidade de querer saber mais, a Universidade Aberta foi a opção. Por vários motivos: o tempo, a flexibilidade do horário, o formato do curso, as boas referências de outras pessoas, a facilidade de conjugar o trabalho com as aulas, a autonomia.
Apesar de haver a flexibilidade de gestão do nosso tempo e de podermos ajustar os nossos horários, a realidade é que temos de ser determinados, autodisciplinados e ter uma grande capacidade de gerir o tempo e não vacilar. É necessário termos um compromisso e responsabilidade em cumprir os prazos que são estabelecidos pelos professores. Dedicação é palavra de ordem, pois por ser ensino a distância, não devemos julgar que é mais fácil.
O curso superou, em muito, as minhas expetativas, além do conhecimento, foi ainda possível fazer amizade com colegas de outros países, uma das vantagens do ensino a distância.
O conhecimento adquirido é, de todo, a mais valia que se retira de uma formação e esta não foi exceção.
Ana Sofia Fernandes
Mestrado em Gestão