Green Campus Initiatives in Online and Distance Higher Education

Sandra Caeiro, vice-reitora da Universidade Aberta para a Investigação e Ciência Aberta, e Mahsa Mapar, docente da mesma instituição, participaram num estudo relacionado com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) que foi publicado pela European Association of Distance Teaching Universities (EADTU).

A EDS relaciona-se diretamente com a área ambiental e abrange aspetos sociais, económicos.

A transição para a sustentabilidade, nomeadamente através da Agenda 2030 e do Programa de Desenvolvimento Sustentável, representa uma mudança fundamental em direção a objetivos educacionais mais amplos, culminando na Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O trabalho das investigadoras foca-se na exploração do contexto histórico e da evolução da EDS, sublinhando o seu potencial transformador dentro das Instituições de Ensino Superior (IES). Nele se identificam as competências-chave que a EDS procura cultivar, enfatizando o papel da educação interdisciplinar e da integração da aprendizagem não formal ao lado da educação formal.

O capítulo também destaca um conjunto de pedagogias de sustentabilidade que vão desde metodologias a técnicas específicas empregadas em IES. Desta forma, docentes e estudantes adquirem competências e conhecimentos para enfrentar eficazmente os desafios globais e contribuem para a sustentabilidade e mudanças sociais, alinhadas com os ODS.

Mais informações (capítulo 3, página 21)

novembro 2024 #191