Formação Profissional > Implementar processos participativos em bibliotecas CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Ana Novo VICE-COORDENADOR (A): Adélia Chumbo FORMADOR (A): Susana Silvestre INÍCIO: 2025-02-11 CANDIDATURAS DE: 2024-11-18 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-01-22 CUSTO: 100€ Video Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: As bibliotecas públicas são instituições de elevado valor democrático, destinadas ao enriquecimento cultural da população que servem, independentemente da condição social de cada utilizador. Para além da utilização individual, os seus espaços propiciam também encontros, contribuindo, assim, para a aprendizagem conjunta. [Contribui para os ODS 4 e 10, https://ods.pt/]. Na sociedade atual é fundamental aproximar as organizações do público, através da auscultação dos seus interesses, necessidades e aspirações. Para ouvir, dialogar e criar empatia com as pessoas, é necessário dominar as ferramentas (focus group, world café, entrevista…) e saber aplicá-las ao contexto certo. [Contribui para os ODS 16 e 17, https://ods.pt/]. O curso aqui apresentado propõe-se desenvolver competências no que se refere às metodologias e implementação de ferramentas participativas, concebidas para auscultar, envolver e cocriar com os utilizadores. Os processos participativos permitem colocar em prática a escuta ativa, a empatia, o não julgamento, o respeito pelas diferentes perspetivas e identificar os valores dos utilizadores (os reais e os potenciais) para os incorporar nas decisões da biblioteca, nomeadamente na seleção das coleções, na criação e dinamização de novos serviços, na oferta de programação. [Contribui para o ODS 11, https://ods.pt/]. Incluir este curso no plano de atividades da UAb permite, por um lado, estimular uma atitude analítica e crítica, criativa e flexível, de reflexão pessoal e profissional dos bibliotecários e profissionais de bibliotecas e, por outro, aumentar e diversificar as competências e experiências dos formandos, potenciando o conhecimento de boas práticas nacionais e europeias, no âmbito da democracia e do envolvimento dos cidadãos. Este curso reforça também a importância dos profissionais das bibliotecas públicas e universitárias ao desempenharem um papel mais ativo na sociedade democrática, incentivando a cocriação, a criatividade e a inovação nos projetos, tendo por base os processos participativos. Além disso, contribui para a reflexão e aplicação de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (https://ods.pt/), acima referidos. DESTINATÁRIOS: O Curso destina-se prioritariamente a todas as pessoas que desempenhem funções nas bibliotecas públicas e universitárias, nomeadamente: bibliotecários, técnicos profissionais de bibliotecas, sociólogos, antropólogos, historiadores, mediadores de leitura, entre outros. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da Oferta Educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a este curso: a) As/os titulares do 12º ano de escolaridade ou equivalente legal; b) As/os titulares de licenciatura ou habilitação académica superior. OBJETIVOS: Os principais objetivos do curso são: a) Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências no que se refere à participação pública dos profissionais das bibliotecas públicas e universitárias; b) Planificar e implementar processos participativos em bibliotecas; c) Desenvolver conhecimentos e competências para mapear as comunidades das bibliotecas e caraterizar as suas necessidades; d) Identificar e aplicar as ferramentas utilizadas nos processos participativos. CONTEÚDOS: O Curso “Implementar processos participativos em bibliotecas” (1 ECTS) está estruturado em três semanas letivas, com 4 módulos obrigatórios, precedidos do módulo “Integração e Ambientação ao Contexto do e-learning”, que a seguir se indicam. Módulo 1 – O PAPEL DAS BIBLIOTECAS NA DEMOCRACIA Módulo 2 – METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA IMPLEMENTAR PROCESSOS PARTICIPATIVOS Módulo 3 – COMO ORGANIZAR UM PROCESSO PARTICIPATIVO? Módulo 4 – APRESENTAÇÃO DO PROCESSO PARTICIPATIVO: PASSO A PASSO COMPETÊNCIAS: As principais competências que os estudantes devem adquirir no âmbito deste curso são: • Enunciar o papel das bibliotecas nas sociedades democráticas, assim como reconhecer a importância do envolvimento dos cidadãos, através de processos participativos; • Implementar diferentes metodologias e ferramentas no âmbito dos processos participativos; • Aplicar uma abordagem analítica e crítica conducente a um processo de negociação e tomada de decisão com os parceiros e utilizadores das bibliotecas; • Elaborar um guião para construir uma apresentação em formato ignite; • Aplicar os conhecimentos na realização da locução e gravação de um vídeo, a partir da apresentação em Power Point. METODOLOGIA: A presente ação é lecionada na modalidade de e-Learning, em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A ação de formação tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e pela resolução de problemas. AVALIAÇÃO: Os módulos do curso adotam o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos formandos o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da sua realização, nomeadamente a participação nos fóruns e a realização de atividades de avaliação, bem como a elaboração e apresentação de trabalhos individuais e em grupo. A conclusão do curso requer a aprovação com uma classificação igual ou superior a 10 valores, sendo reconhecida com a atribuição de um certificado. A classificação final será expressa numa escala de 0 a 20 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 14 de Novembro de 2024