Formação Contínua de Professores > Cidadania e Segurança Online. Prevenir a ciberviolência: bE_SAFE! CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS / 2 créditos (CCPFC) DURAÇÃO: 26h (Oficina: 19h assíncronas, 7h síncronas) COORDENADOR (A): Teresa Pinto FORMADOR (A): Teresa Alvarez, Anabela Diogo, Rita Mira INÍCIO: 2024-10-22 FIM: 2025-01-10 CANDIDATURAS DE: 2024-09-26 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-10-13 CUSTO: 0€ (curso gratuito) Formação realizada em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) no âmbito do Projeto Europeu bE_SAFE – Conscientização sobre a CIBERVIOLÊNCIA e defesa de um ambiente online mais SEGURO para raparigas e mulheres (CERV-2022-DAPHNE-101096462-BE-SAFE), promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da Croácia e financiado pela União Europeia (UE) no âmbito do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV). Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico. Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. ENQUADRAMENTO: O uso da Internet trouxe liberdade de acesso ao mundo virtual e também novos riscos como a ciberviolência e a ciberviolência sexual, fenómeno crescente com impactos na vida de jovens e crianças, em especial do sexo feminino. Como preparar raparigas e rapazes para este fenómeno, conhecendo-o, compreendendo o seu impacto e sabendo utilizar internet de modo seguro? Esta oficina tratará do equilíbrio entre a liberdade online e a prevenção da ciberviolência sexual; do papel da educação digital na conscientização entre pares e na segurança das comunidades online; do combate à culpabilização e traumatização das vítimas. Visa ainda aumentar o conhecimento sobre a ciberviolência sexual e capacitar docentes para preparar crianças e jovens para os seus riscos, com informação científica atualizada e aplicação um programa educativo de capacitação de discentes face à ciberviolência. Esta oferta formativa insere-se no projeto europeu, bE_SAFE - Conscientização sobre a ciberviolência e defesa de um ambiente online mais seguro para raparigas e mulheres, promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da República da Croácia com as parcerias do Institute for Social Research in Zagreb, CESI – Center for Education Counseling of Research e Domine, desenvolvido em Portugal pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e em Espanha pelo Lobby Europeo de Mujeres en España. Conta com a colaboração de especialistas convidadas: Alexandra Silva, Diana Pinto, Maria Sepúlveda e Elsa Nogueira DESTINATÁRIOS: Docentes do 3.º ciclo e ensino secundário, todos os grupos de recrutamento do 3.ºciclo e ensino secundário. Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e cientifico-didática de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. ÁREA DE FORMAÇÃO - A) Área da Docência Registo de acreditação - CCPFC/ACC-127688/24 CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : CRITÉRIOS E PRIORIDADES DE SELEÇÃO 1. Ser docente do 3.º ciclo e/ou ensino secundário com horário letivo atribuído no ano letivo 2024-2025 em escolas das regiões Alentejo, Centro e Área Metropolitana de Lisboa; 2. Grupos de docentes pertencentes à mesma escola ou agrupamento de escolas; 3. Ser docente do 3.º ciclo e/ou ensino secundário com horário letivo atribuído no ano letivo 2024-2025 em qualquer escola do continente e ilhas; 4. Ordem cronológica do registo da candidatura; 5. Assumir o compromisso de concluir a formação quando tomar conhecimento da aceitação da candidatura. Número máximo de formandos admitidos: 80 OBJETIVOS: • Apoiar docentes no entrosamento entre a Igualdade de Género e a Segurança na Internet, no quadro da Educação para a Cidadania; • Reconhecer o grau de incidência desigual em rapazes e em raparigas da ciberviolência e da ciberviolência sexual; • Capacitar docentes para levar alunas e alunos a compreender os diferentes tipos de envolvimento na violência sexual online: quem é vítima, quem perpetua e quem assiste aos atos de violência; • Sustentar a ação docente para alertar a população discente em relação aos sinais que indiciam a existência de violência sexual online nas relações entre jovens, proporcionando-lhe informação sobre os mecanismos e possibilidades de proteção de quem é vítima deste tipo violência; • Habilitar docentes para conscientizar alunas e alunos para a importância de quem assiste aos atos de violência sexual online e a responsabilidade que lhe cabe na contenção da disseminação e na denúncia deste fenómeno. CONTEÚDOS: Após um enquadramento teórico de introdução e conscientização da problemática da ação de formação, será promovida a reflexão e aprofundamento sobre as situações de ciberviolência e de ciberviolência sexual, com vista à capacitação das e dos docentes para trabalharem com discentes, com base num Programa Educativo sobre esta temática específica. No final dos três primeiros módulos de formação seguir-se-á uma interrupção da oficina de formação durante a qual as e os docentes em formação aplicarão, em trabalho autónomo, o Programa Educativo sobre Ciberviolência junto das suas turmas. O último momento de formação será destinado à partilha dos resultados da aplicação. • Módulo 1 (6 horas: 4h assíncronas e 2h síncronas) Conteúdos: Enquadramento teórico (Estereótipos, sexismo, redes sociais, pegada digital, violência online e violência sexual online – causas, características, formas e impacto em rapazes e em raparigas). • Módulo 2 (6 horas: 5h assíncronas e 1h síncrona) Conteúdos: As novas gerações como agentes de mudança; combater a violência online (diferentes tipos de envolvimento na violência online, contenção da disseminação e denúncia). • Módulo 3 (7 horas: 5h assíncronas e 2h síncronas) Conteúdos: Violência online nas relações entre jovens (relações saudáveis e abusivas, centralidade do consentimento) • Módulo 4 (trabalho autónomo) e 3 horas (assíncronas) de apoio Conteúdos: Aplicação do Programa Educativo bE_SAFE em contexto escolar • Módulo 5 (4 horas: 2h assíncronas e 2h síncronas) Partilha dos resultados da aplicação Oficina de Formação: 19h assíncronas, 7h síncronas e trabalho autónomo METODOLOGIA: A presente ação é lecionada na modalidade de eLearning (assíncrono e síncrono), em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A ação de formação tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e pela resolução de problemas. TRABALHO AUTÓNOMO No trabalho autónomo, a realizar durante 3 semanas, as e os docentes em formação aplicarão, junto das suas turmas, o Programa Educativo sobre Ciberviolência que será disponibilizado na formação e trabalhado nas sessões anteriores. Pretende-se que cada docente, para fins de aplicação, adapte o programa educativo sobre ciberviolência aos níveis etários e características dos seus grupos-turma, habilitando alunas e alunos com competências e recursos que lhes permitam agir se estiverem sob ameaça ou se assistirem ou tomarem conhecimento de situações de violência online. Os processos e resultados deste trabalho de aplicação serão partilhados com o grupo de formação nas sessões seguintes. AVALIAÇÃO: Espera-se que durante a oficina de formação cada docente em formação participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados, bem como nas sessões síncronas previstas, e que concretize a aplicação nas suas turmas do programa educativo para discentes trabalhado na formação e a elaboração do respetivo relatório. No início da ação serão fornecidos aos formandos e às formandas os critérios e parâmetros de avaliação. Espera-se que durante a ação cada docente em formação participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que elabore uma e-atividade de aprendizagem. A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos e às docentes em formação os critérios e parâmetros de avaliação. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando ou pela formanda, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 26 de Setembro de 2024