Microcredenciais > Comunicação, Migrações e Inclusão Social CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : Isabelle Simões Marques, Filipa Burnay FORMADOR (A): Filipa Burnay INÍCIO: 2025-06-11 FIM: 2025-07-29 CANDIDATURAS DE: 2025-04-29 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-05-27 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso (Brevemente) ENQUADRAMENTO: A microcredencial de Comunicação, Migrações e Inclusão Social pretende definir estratégias de comunicação que promovam uma integração bem-sucedida dos migrantes, fundamental para o futuro do bem-estar, a prosperidade e coesão das sociedades. O objetivo é apoiar as autoridades nacionais e locais, no que diz respeito à coordenação e intercâmbio de conhecimentos que facilitem a interação com estas populações. DESTINATÁRIOS: Professores, técnicos de juventude e ação social, diretores escolares, autoridades locais e organizações da sociedade civil, técnicos de atendimento nos serviços públicos, profissionais de saúde, agentes de autoridade, entre outros CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Maiores de 23, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano. OBJETIVOS: - Definir conceitos básicos sobre a temática de migrantes/refugiados. - Enquadrar os principais desafios (língua/cultura/religião/país de origem) tendo em conta a realidade em Portugal/UE. - Exercitar uma comunicação assertiva de forma a passar os conteúdos no âmbito de cada instituição e área de ação. - Utilizar ferramentas e guidelines que sejam de execução simples e eficazes no dia-a-dia das organizações. - Promover uma comunicação inclusiva e geradora de confiança nas instituições. - Distinguir as melhores estratégias: comunicação oral, escrita, redes sociais, media e outros. - Compreender a comunicação como estratégia de prevenção e de reação, em diferentes contextos. CONTEÚDOS: Semana 1 Apresentação e Introdução ao tema Semana 2 Os desafios das migrações na comunicação. Semana 3 Comunicação inclusiva: o que é? Como aplicar? Semana 4 Migrações: os desafios da integração no quotidiano das organizações Semana 5 Planear a comunicação. Semana 6 Exemplos de boas práticas na inclusão e integração BIBLIOGRAFIA: Consultar o Guia do Curso. COMPETÊNCIAS: - Saber identificar os obstáculos que existem à comunicação eficaz, tendo em conta a inclusão social dos imigrantes/refugiados. - Aplicar estratégias para uma comunicação inclusiva: da oralidade à escrita, da interação direta à comunicação institucional. - Implementar e desenvolver confiança na interação com o público. - Aplicar ferramentas que permitam a adaptação das organizações à diversidade dos interlocutores com que se relacionam. METODOLOGIA: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos têm flexibilidade temporal, acesso permanente aos textos, troca de experiências com os seus pares e orientação online por parte do formador. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua ao longo do módulo: participação nos fóruns de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma. A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final, numa escala de 0 a 20 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 24 de Abril de 2025