Formação Contínua de Professores > A Utilização das Novas Tecnologias na Promoção da Leitura Recreativa CRÉDITOS / ECTS: 2 DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : Glória Bastos, Teresa Cardoso FORMADOR (A): Maria Raquel Ramos INÍCIO: 2024-04-16 CANDIDATURAS DE: 2024-02-20 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-03-31 CUSTO: 153€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: A leitura recreativa, ou seja, a leitura livre, realizada por prazer, é encarada, por investigadores e organismos responsáveis pela promoção da leitura, como uma forma eficaz de criar e fidelizar leitores, capazes de ler o mundo. Pensar a promoção da leitura recreativa implica, porém, delinear projetos ajustados a um determinado contexto cultural e temporal. Vivemos, hoje, um momento híbrido, em que o texto impresso convive com textos em formatos e suportes muito diversificados, e em que o nosso leitor, em idade escolar, é um nativo digital, habituado a lidar com as novas tecnologias de um modo natural. Tentar compreender a forma como o mediador de leitura pode colocar as novas tecnologias, em especial as ferramentas da Web.20, ao serviço da promoção da leitura recreativa, torna-se, portanto, um imperativo para os profissionais que trabalham com os alunos em contexto livre, na sala de aula, ou em articulação com a biblioteca escolar. A Universidade Aberta, através da sua Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida, disponibiliza a ação de formação “A utilização das novas tecnologias na promoção da leitura recreativa”, dirigida a professores bibliotecários e a outros professores, responsáveis pela promoção da leitura. A ação, a realizar online, visa facultar conhecimentos e competências, que permitam a estes profissionais perspetivar novas formas de trabalho, integrando o uso das ferramentas e serviços da Web 2.0 nas dinâmicas já desenvolvidas em torno da promoção da leitura recreativa DESTINATÁRIOS: Professores bibliotecários, ao abrigo da Portaria nº 755/20 de 14 de Julho, atualizada pela portaria 192-A/2015 de 29 de junho. Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e cientifico-didática de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350. Para o n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática. A presente ação de formação, ao abrigo do Decreto-Lei 54 de 2018, nomeadamente pela clarificação emitida pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores na sua Carta Circular 2019/05, ponto 1, releva para efeitos de progressão curricular e na área científica e pedagógica de Professores a desempenhar funções em Educação Especial (910) durante o período em que decorreu a presente formação. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : É essencial que o formando possua uma conta de correio eletrónico ativa, disponha de acesso regular à internet e tenha conhecimentos informáticos básicos na ótica do utilizador. CONTEÚDOS: Módulo de Ambientação online e apresentação (2 Horas) Módulo 1 (5 Horas) 1. A promoção da leitura recreativa 1.1. Práticas de promoção de leitura recreativa 1.2. Novos tipos de texto, novas implicações pedagógicas 1.3. O perfil do leitor do século XXI Módulo 2 (5 Horas) 2. As novas tecnologias e a promoção da leitura recreativa 2.1. Ferramentas e serviços da Web 2.0 2.2. Projetos de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias 2.3. O perfil do mediador Módulo 3 (9 Horas) 3. O blogue na promoção da leitura recreativa 3.1. Blogues sobre promoção da leitura Formas de rentabilização do blogue em contexto livre, na sala de aula e na biblioteca escolar Módulo 4 (9 Horas) 4. A wiki e o trabalho colaborativo 4.1. Organização de um Clube de Leitura Módulo 5 (9 Horas) 5. Livros digitais e áudio livros 5.1. Como localizá-los? 5.2. Ferramentas para elaboração de livros digitais (Calaméo/ Little Bird Tales) 5.3. Os e-readers Módulo 6 (9 Horas) 6. Outras formas de promover a leitura recreativa 6.1. Trailers de livros com recurso ao Moviemaker 6.2. Potencialidades do Padlet e do Pixton Avaliação final (4 Horas) Trabalho final: Elaboração de um projeto de promoção da leitura recreativa com recurso às novas tecnologias. COMPETÊNCIAS: • Refletir sobre o conceito de promoção de leitura recreativa e o perfil do leitor do século XXI no contexto atual de mudança tecnológica; • Tomar conhecimentos de projetos de promoção da leitura desenvolvidos, a nível nacional e internacional, com recursos às novas tecnologias; • Melhorar as competências dos professores para uso e exploração das ferramentas e serviços da Web 2.0, no contexto da promoção da leitura recreativa; • Perspetivar o trabalho futuro de promoção da leitura recreativa, em contexto livre, na sala de aula ou em articulação com a biblioteca escolar, recorrendo à integração dos ambientes digitais; • Modificar as práticas de promoção da leitura recreativa, em consonância com o trabalho realizado ao longo da formação. METODOLOGIA: A metodologia adotada baseia-se no modelo pedagógico em vigor na Universidade Aberta. Todas as atividades de ensino e aprendizagem relativas a esta ação serão realizadas em regime online (e-learning, com recurso a uma plataforma), valorizando-se formas de comunicação assíncronas. A formação basear-se-á mais na construção partilhada de conhecimentos do que na transmissão didática dos mesmos, privilegiando-se uma pedagogia ativa assente na autoaprendizagem e no trabalho colaborativo. Eis os dois vetores fundamentais: • Participação, de forma assíncrona, nos fóruns de discussão, após leitura individual da literatura fornecida; • Realização de trabalhos individuais, em pares ou em grupo, na lógica do trabalho em rede, tão característico da Web 2.0, privilegiando-se atividades integradoras de carácter prático, que tenham em conta os conhecimentos dos formandos e as vivências profissionais destes. Para cada tema, são indicados os materiais de leitura obrigatória e facultativa. Cada unidade pressupõe a leitura dos materiais disponibilizados e a realização da respetiva tarefa, que pode implicar a reflexão individual, o debate nos fóruns de discussão e/ou a realização de trabalhos práticos, que reflitam a aquisição de competências no domínio das ferramentas da Web 2.0. A formação decorre com uma periodicidade quinzenal. O acompanhamento far-se-á em regime de comunicação assíncrona, privilegiadamente através de fóruns de discussão e/ou de correio eletrónico. De cada sessão é apresentada uma síntese. AVALIAÇÃO: Avaliação será feita de acordo com o modelo pedagógico da Universidade Aberta contemplando a realização de um trabalho final individual. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. A avaliação assumirá a natureza de avaliação contínua, que terá em consideração os seguintes aspetos: 1) Participação nos fóruns de discussão temática (25% - 5 VALORES); 2) Trabalhos práticos realizados ao longo da formação (60% - 12 VALORES); 3) Trabalho final: elaboração de um projeto de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias (15% - 3 VALORES). CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 19 de Fevereiro de 2024