Desenhada para desenvolver competências digitais para os estudantes da Universidade Aberta ou noutra instituição de ensino superior, com as competências digitais necessárias para ser estudante na modalidade de ensino a distância. Para além de contribuir para o desenvolvimento de competências digitais, o curso pretende também introduzir hábitos de estudo autónomo e práticas de aprendizagem virtuais absolutamente necessárias para estudantes nesta modalidade de ensino e aprendizagem. O estudante terá a oportunidade de desenvolver competências de utilizador em ferramentas de produção, interagir com uma plataforma de Ensino a Distância (Moodle), aprender a gerir o tempo e aprender a autoavaliar-se, entre outras competências.
DESTINATÁRIOS:
Dirigida aos estudantes da Universidade Aberta e de outras Instituições de Ensino Superior.
Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, designadamente, do Turismo de Portugal e ISCPSI.
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: :
• Idade mínima: 23 anos
• Residência em Portugal, durante a frequência da formação
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
1º Ter submetido candidatura completa;
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros (se for o caso, no formulário da candidatura selecionar na “Entidade patronal”: Associado do Turismo de Portugal ou Polícia de Segurança Pública);
3º Estar matriculado na Universidade Aberta, noutro curso;
4º Ordem cronológica do registo da candidatura.
OBJETIVOS:
• Identificar as diversas funcionalidades da Moodle conseguindo, de forma imediata, classificar cada um dos ícones e a sua representação;
• Explicar, de forma sistemática, as características principais da comunicação online e contrastar com a comunicação presencial;
• Converter vários tipos de documentos em formato PDF e demonstrar competências na submissão dos trabalhos em múltiplas plataformas digitais;
• Delimitar as práticas de estudo que podem recolher a ferramentas de Inteligência Artificial diferenciando os contextos em que não podem ser utilizadas estas ferramentas;
• Demonstrar a resiliência e capacidade de gestão de tempo para ser um estudante em ensino a distância.
CONTEÚDOS:
Tema 1 - Navegar na Moodle e saber comunicar
Tema 2 | O ensino a distância e o estudante online
Tema 3 | Desenvolvimento de competências digitais no contexto académico
Tema 4 | A ética no ensino online, o plágio e a inteligência artificial
METODOLOGIA:
Consultar o Guia.
AVALIAÇÃO:
A conclusão das e-atividades com sucesso resultará na creditação de 40% da nota final. Os outros 60% serão avaliados na prova final que decorrerá na plataforma WISEflow. O estudante será avaliado de 0 a 20.