Extensão Universitária e Cultural > Competências sócio emocionais no pós-pandemia: Ajudar os pais a promover a qualidade de vida dos seus filhos CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Lúcia da Graça Cruz Domingues FORMADOR (A): Marilene Santana dos Santos Garcia INÍCIO: 2022-05-24 CANDIDATURAS DE: 2022-04-20 CANDIDATURAS ATÉ: 2022-05-10 CUSTO: 90€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ———————————————————————————————- ———————————————————————————————- ENQUADRAMENTO: A pandemia e a introdução cada vez mais intensa de tecnologias digitais têm afetado comportamentos sociais e emocionais tanto de adultos como de crianças e jovens. O desenvolvimento de estudos recentes neste âmbito aponta para necessidade de uma melhor preparação não só de educadores, mas dos próprios pais para que possam promover apoios emocionais mais adequados e se envolver de forma mais consistente com o território escolar. Em períodos críticos como o que o mundo tem vindo a atravessar, é necessário restabelecer a confiança e a tranquilidade das relações afetivas e sociais que invariavelmente se viram alteradas afetando significativamente o bem estar dos mais novos. Neste curso pretende-se ajudar as famílias, designadamente os pais, mas também outros educadores, a desenvolverem competências sobre como lidar com aspetos como resiliência, empatia, confiança, tolerância, frustração, interesse para os estudos, tomada de decisão, colaboração, autoconfiança, abertura para o novo, curiosidade para aprender, entre outros aspetos importantes para uma formação emocional e social que ajudem as crianças e jovens a enfrentar de modo sustentável o tempo presente e as incertezas do futuro. DESTINATÁRIOS: Pais ou outros responsáveis por crianças e jovens em idade escolar; educadores em geral. Educadores que lidam com temáticas relativas a novas interações entre família e escola. OBJETIVOS: Objetivo geral: Dialogar, orientar e informar pais e responsáveis por crianças e jovens sobre o papel e influência das competências socioemocionais no quotidiano de forma a reforçar o seu valor educacional para lá do âmbito da escola propriamente dita. Objetivos específicos: 1) Identificar as competências sócioemocionais que podem ser trabalhadas no ambiente da família; 2) Desenvolver diálogos com foco na atenção, prevenção e cuidados sobre as competências sócioemocionais; 3) Apresentar estratégias sobre o uso das emoções e formas de relacionamento social que possam contribuir para mais qualidade de vida das crianças e jovens 4) Analisar situações e casos vividos no referido âmbito tendo em vista identificar formas de atuação que promovam o bem estar e a segurança afetiva dos envolvidos. CONTEÚDOS: O curso será dividido em 4 módulos: Módulo 1): Autogestão Módulo 2): Envolvimento com os outros Módulo 3) Amabilidade e resiliência emocional Módulo 4) Abertura para o novo METODOLOGIA: A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. AVALIAÇÃO: A avaliação é essencialmente de natureza qualitativa, tendo por base uma Rubrica que será disponibilizada e que considera 5 níveis de aprovação, consoante as atividades realizadas. O nível 5 corresponde ao desempenho mais elevado, o nível 1 ao desempenho mais baixo. Desempenhos inferiores aos do nível 1 da Rubrica, correspondem a não aprovação no módulo. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 23 de Março de 2022