Formação Profissional > Curso de Formação Avançada em Gerontologia CRÉDITOS / ECTS: 7 ECTS DURAÇÃO: 182 Horas / 14 Semanas COORDENADOR (A): Sandro Jorge FORMADOR (ES): Natália Duarte; Mª João Azevedo, Sandro Jorge INÍCIO: 2024-04-09 FIM: 2024-07-14 CANDIDATURAS DE: 2024-02-05 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-03-31 CUSTO: 472,50€ Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso Vídeo do Curso Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: A Gerontologia emerge como disciplina académica ao longo do século XX, mas releva- se com maior notoriedade nos anos 90. Afirma-se enquanto campo do saber estreitamente ligado às temáticas do envelhecimento humano segundo a ótica do ciclo de vida, tendo como principal objeto de estudo: a pessoa idosa e as suas circunstâncias. Possui um carácter interdisciplinar regulado por um quadro de valores próprios, metodologias qualitativas e fenomenológicas na área das ciências da saúde, sociais e humanas, suportado por programas académicos com reconhecimento internacional. Em Portugal, assiste-se, a par de outros países europeus que detém um acentuado envelhecimento demográfico, a uma maior prevalência de doenças crónicas e incapacitantes, colocando assim múltiplos e sérios desafios no que respeita aos vários sistemas de cuidados e seus respetivos intervenientes. Exigindo, consequentemente, maior necessidade no reforço de cuidados de longa duração, mas simultaneamente cuidados cada vez mais especializados e qualificados, sem descurar respostas assertivas de proximidade destinadas às pessoas idosas e respetivas famílias. Neste sentido, o presente Curso Avançado em Gerontologia é dirigido a profissionais, alunos e demais interessados, que pretendam aprofundar conhecimentos multidisciplinares integrados associados ao fenómeno e ao processo do envelhecimento humano. Visa, ainda, responder às maiores necessidades, de quem intervém ou se relaciona junto da população idosa, quer sejam inseridos em contexto de cuidados de saúde e/ou em respostas sociais, quer sejam junto de familiares e/ou amigos, capacitando-os enquanto prestadores de cuidados informais para melhor atenderem às diversas necessidades individuais e sociais das pessoas idosas. DESTINATÁRIOS: O presente Curso de Formação é dirigido a técnicos superiores, profissionais de instituições sociais ou unidade de saúde, voluntários, cuidadores informais ou familiares de pessoas idosas. Admite-se igualmente abrir o curso a todos os interessados que pretendam aprofundar conhecimentos multidisciplinares integrados associados ao fenómeno e ao processo do envelhecimento humano. OBJETIVOS: São objetivos do curso disponibilizar aos participantes a aquisição de conhecimentos no domínio da Gerontologia, em concreto: · Refletir sobre os desafios que o envelhecimento coloca à sociedade e aos prestadores de cuidados (in)formais; · Reconhecer estratégias de promoção da saúde, prevenir a doença e a incapacidade das pessoas, grupos e/ou comunidades ao longo do ciclo de vida; · Adquirir conhecimentos no âmbito das relações familiares, sociais e comunitárias no envelhecimento; · Contribuir para a melhor avaliação e intervenção junto da população idosa na ótica do envelhecimento ativo e das boas práticas de cuidados gerontológicos. CONTEÚDOS: Este Curso está estruturado em 7 Módulos de formação de realização sequencial, precedidos de um módulo inicial de ambientação ao contexto do e-learning. No total o Curso terá um volume de trabalho dos formandos de 182 horas, equivalente a 7 ECTS da Universidade Aberta e, desenvolve-se ao longo de 14 semanas. MÓDULO 0: Ambientação ao contexto do E-Learning Docente: Cândido Dias Gaspar - UALV UAb 13 Horas / 1 Semana MÓDULO 1: Introdução à Gerontologia Docente: Mª João Azevedo 13 Horas / 1 Semana MÓDULO 2: Biologia do Envelhecimento Docente: Natália Duarte 26 Horas / 2 Semanas MÓDULO 3: Síndromes Geriátricos Docente: Natália Duarte 26 Horas / 2 Semanas MÓDULO 4: Psicologia do Envelhecimento Docente: Maria João Azevedo 26 Horas / 2 Semanas MÓDULO 5: Aspetos Sociais do Envelhecimento Docente: Sandro Jorge 26 Horas / 2 Semanas MÓDULO 6: Políticas Sociais e Cuidados Docente: Sandro Jorge 26 Horas / 2 Semanas MÓDULO 7: Projeto de Intervenção - Trabalho Final Docentes: Maria João Azevedo / Natália Duarte | Sandro Jorge 26 Horas / 2 Semanas COMPETÊNCIAS: No final do curso, será expectável que os participantes tenham adquirido as seguintes competências: · Conhecer a especificidade científica da Gerontologia e os diversos campos de investigação e de intervenção; · Conhecer os principais Síndromes Geriátricos; · Aplicar e desenvolver conhecimentos de boas práticas gerontológicas; · Conhecer a configuração nacional e internacional das políticas sociais e de saúde na área do envelhecimento; · Atuar em conformidade com princípios éticos para as diversas intervenções. AVALIAÇÃO: A avaliação global deste Curso assenta em duas componentes: I - Avaliação Contínua Para os Módulos de 1 a 6, espera-se que o formando integre os conhecimentos previstos de forma dinâmica, interagindo com o docente e o grupo. Assim, a avaliação de cada Módulo é constituída por dois elementos: 1.º Ponderação de 40% relativa à pertinência, relevância e oportunidade da participação nos fóruns de discussão, assim como a qualidade e resultados de outras atividades propostas pelo docente. 2.º Ponderação de 60%, resultado de uma ficha de avaliação ou atividade a realizar no final de cada Módulo. No caso particular do Módulo 7 – Projeto de Intervenção - Trabalho Final - são avaliados os parâmetros relativos à qualidade e adequabilidade do programa/projeto criado, assim como aspetos formais e o nível de participação no âmbito da tutoria deste Módulo. A nota de cada um dos Módulos será expressa numa escala entre 0 e 20 valores, sendo que a aprovação estará condicionada à obtenção de uma nota igual ou superior a 9,5 valores. II - Avaliação Final A avaliação final do Curso Avançado em Gerontologia, é constituída pela média ponderada dos Módulos que o constituem, com a seguinte ponderação: Módulo 1: 5% ; Módulo 2: 15%; Módulo 3: 15% ; Módulo 4: 15% e Módulo 5: 15% Módulo 6: 15% Módulo 7: 20% Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Clique aqui! ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 2 de Fevereiro de 2024