Formação Profissional > Cyberbullying: da consciencialização à prevenção CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): Lina Morgado FORMADOR (A): Ana Paula Afonso INÍCIO: 2022-06-01 CANDIDATURAS DE: 2022-04-20 CANDIDATURAS ATÉ: 2022-05-24 CUSTO: 153€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ———————————————————————————————- ———————————————————————————————- ENQUADRAMENTO: O ciberbullying tornou-se rapidamente uma epidemia do século XXI e uma preocupação crescente para estudantes, pais, educadores e professores. No contexto emergente da pandemia por COVID-19, com o incremento do recurso às tecnologias online e à exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais e mundo virtual, este fenómeno tornou-se ainda mais evidente. Este curso emerge de diagnósticos efetuados e das necessidades dos professores para lidarem/atuarem perante o fenómeno do ciberbullying e os seus efeitos sobre os jovens em idade escolar. Propõe-se criar dinâmicas para consciencializar sobre o impacto deste fenómeno em contextos educacionais, e identificar e aplicar estratégias de prevenção/intervenção do ciberbullying em casa e nas escolas. Com este curso, pretende-se dotar os professores de competências que os transformem na força motriz para prevenir o ciberbullying em contexto educativo. DESTINATÁRIOS: É dirigida a profissionais: técnicos de educação; psicólogos; técnicos de serviço social; advogados; técnicos de saúde; pais e demais interessados. OBJETIVOS: O curso tem como meta sensibilizar para a problemática do Ciberbullying, através de conhecimentos teórico-práticos que permitam aos formandos identificar, prevenir e intervir face ao Ciberbullying em contexto educativo. – Compreender o conceito de ciberbullying. – Reconhecer os comportamentos associados. – Conhecer características de personalidade do bully e das suas vítimas; – Identificar causas, impactos e efeitos do fenómeno de ciberbullying; – Compreender a importância da prevenção. – Conhecer diferentes estratégias de intervenção. No final os formandos serão capazes de: – Distinguir entre comportamentos de bullying e de ciberbullying; – Refletir sobre o conceito de ciberbullying e o perfil do bully e da vítima no contexto atual; – Reconhecer sinais de alerta em idade escolar, que indiciem o envolvimento em comportamentos de ciberbullying; – Utilizar diferentes abordagens de prevenção e intervenção face ao ciberbullying; – Desenvolver projetos de prevenção e intervenção no ciberbullying. CONTEÚDOS: 1. O Contexto Online, a Rede e o Ciberbullying 2. Ciberbullying – Compreender o Fenómeno 3. Jogos e as Redes Sociais e Ciberbullying 4. Como lidar com o Ciberbullying? 5. Realização e apresentação de projeto final sobre o tema BIBLIOGRAFIA: A bibliografia e os recursos online serão fornecidos aos formandos durante o curso. METODOLOGIA: Esta ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância e decorre totalmente online em ambiente de “classe virtual”, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta, bem como de outras plataformas e dispositivos digitais necessários para trabalhar a temática do curso. É neste contexto estruturado especificamente para este curso onde decorre a comunicação/interação entre os participantes e formadores, se realiza a partilha de conhecimento, de experiências, se realizam as aprendizagens significativas permitindo a criação de comunidades de aprendizagem. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 22 de Março de 2022