Formação Contínua de Professores > Dilemas do Ensino a Distância para Crianças: Como fazer? CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Lina Morgado INÍCIO: 2025-04-22 CANDIDATURAS DE: 2025-01-06 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-03-31 CUSTO: 100€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ———————————————————————————————- ———————————————————————————————- ENQUADRAMENTO: A recente situação pandémica colocou as famílias portuguesas perante o facto da existência do Ensino a Distância e de outras fórmulas adotadas para manter as atividades de ensino e aprendizagem (ensino remoto de emergência, ensino mediado pela TV, apoio online, etc.). A ação tem como objetivo informar os agentes educativos (professores, educadores, psicólogos, técnicos de educação, auxiliares da ação educativa, etc.) sobre a temática do ensino a distância, através da disponibilização de informação e conteúdos credíveis, e contribuir para a clarificação dos conceitos de Ensino a Distância e Ensino Remoto, para o conhecimento das boas práticas para aprender a distância, e para a capacidade de identificar as variáveis críticas para um ensino para crianças no formato EAD, fornecendo, ao mesmo tempo, um conjunto de ferramentas para a gestão da aprendizagem a distância. DESTINATÁRIOS: ÁREA DE FORMAÇÃO – Formação educacional geral e das organizações educativas Registo de acreditação CCPFC/ACC-114617/22 - Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Professores dos Ensinos Básico e Secundário Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática. OBJETIVOS: O curso tem como meta sensibilizar para a problemática do Ensino a Distância para crianças, bem como de outros formatos, através de uma experiência de formação teórico-prática que permita aos formandos desenvolver competências nesta área, com base em informação credível, fundamentada na investigação e na experiência consolidada neste domínio. Objetivos: – Compreender o conceito de Ensino a Distância e as diferenças em relação ao Ensino Remoto e a outras abordagens. – Analisar boas e más práticas do Ensino a Distância com crianças, dos pontos de vista psicológico, pedagógico e tecnológico. – Identificar variáveis críticas para um ensino a distância adequado a crianças. – Conhecer e explorar um conjunto de ferramentas adequadas para o desenvolvimento do EaD com crianças. No final os formandos serão capazes de: – Distinguir entre os conceitos de Ensino a Distância, Ensino Remoto e outros conceitos adjacentes. – Identificar e diferenciar boas e más práticas do Ensino a Distância para a infância. – Selecionar e utilizar ferramentas digitais adequadas à implementação do EaD para crianças. CONTEÚDOS: 1. Ensino a Distância Online: O que é? 2. Ensino Remoto é Ensino a Distância? 3. Ensino a Distância para Crianças: que dilemas para as boas práticas? 4. Realização e apresentação de projeto final. METODOLOGIA: Esta ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância e decorre totalmente online, em ambiente de “classe virtual”, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta, bem como de outras plataformas e dispositivos digitais necessários para trabalhar a temática do curso. É neste contexto, desenhado e estruturado especificamente para este curso, que decorre a comunicação/interação entre os participantes e formadores, se realiza a partilha de conhecimento e de experiências, e se realizam as aprendizagens significativas, permitindo a criação de uma comunidade de aprendizagem. AVALIAÇÃO: A Avaliação da Ação será feita de acordo com o modelo pedagógico da Universidade Aberta contemplando a avaliação contínua, compreendendo a participação nas discussões em fórum e a elaboração de um trabalho final. A classificação será qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao nº3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 20 de Dezembro de 2024