Extensão Universitária e Cultural > Especialização em Patologias Não Estruturais CRÉDITOS / ECTS: 30 DURAÇÃO: 750 horas (15 semanas) COORDENAÇÃO : Ana Teresa Vaz Ferreira (IPCB), José António Marques Moreira (UAb) INÍCIO: 2024-11-05 CANDIDATURAS DE: 2024-08-23 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-09-15 CUSTO: 875€ Este curso foi criado no âmbito de um protocolo de colaboração entre a Universidade Aberta e o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso (Especialização integrada na Pós-graduação em Reabilitação Sustentável de Edifícios) Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: >> Curso oferecido ao abrigo da parceria entre a Universidade Aberta e o Instituto Politécnico de Castelo Branco. A reabilitação dos edifícios tem sido assumida como uma aposta nacional, com a publicação do Decreto-Lei n.º 95/2019, de 18 de julho, que refere no seu preâmbulo ‘Passar a reabilitação da exceção à regra implica uma intervenção integrada em diversos domínios. Com efeito, para a dinamização da reabilitação de edifícios, esta deve passar a beneficiar de um quadro legal atualizado e adequado às suas especificidades. Isto significa conciliar as legítimas expetativas em termos de adequação aos atuais padrões de segurança, habitabilidade, conforto e simplificação do processo de reabilitação, com os princípios da sustentabilidade ambiental e da proteção do património edificado, em sentido lato.’. Este documento refere os três princípios fundamentais da reabilitação: a proteção e valorização do existente, a sustentabilidade ambiental e a melhoria proporcional e progressiva. O documento ‘Estratégia a Longo Prazo para a Reabilitação de Edifícios’ (em consulta pública até 20 de maio de 2020) define os eixos de atuação e políticas no âmbito da reabilitação de edifícios, referindo claramente as metas ambiciosas da EU em relação à eficiência energética e a necessidade de aumentar a taxa de renovação do parque construído em Portugal para responder a este desafio, sendo que o maior investimento previsto será realizado na envolvente passiva dos edifícios. Todos estes elementos justificam a criação de formações vocacionados para a intervenção no espaço construído, com a utilização de técnicas e soluções duráveis e com um menor impacto ambiental, respondendo assim às necessidades de preservação do ambiente exterior e da qualidade de vida. O Curso de Especialização em Patologias Não Estruturais, é uma formação que faz parte do Pós- graduação em Reabilitação Sustentável de Edifícios e foi pensado para quem não pretenda inscrever-se e realizar aquela Pós-graduação na sua totalidade. Tem assim a possibilidade de realizar esta especialização de forma isolada. DESTINATÁRIOS: Esta formação visa a atualização de profissionais do mercado da construção e engenharia em relação aos temas abordados na reabilitação sustentável de edifícios. Os destinatários são engenheiros civis e arquitetos com interesse na reabilitação e manutenção de edifícios e ainda outros profissionais que tenham formação em áreas afins às mencionadas. O curso será lecionado em língua portuguesa, sendo, pois, destinado a profissionais que dominem o Português. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : a) Titulares do grau de Licenciado, ou equivalente legal em Engenharia Civil, Arquitetura ou em áreas afins; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente no estabelecimento de ensino superior onde pretende ser admitido; c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da FCT. OBJETIVOS: O Curso de especialização em Reabilitação Não Estrutural de Edifícios tem como objetivos: - Desenvolver e atualizar conhecimentos específicos no âmbito de materiais, técnicas e soluções sustentáveis relacionadas com a reabilitação de edifícios; - Conhecer e aplicar os conceitos de sustentabilidade aplicados ao setor da construção e reabilitação de edifícios; - Identificar patologias não estruturais associadas ao ambiente construído, identificando as suas causas e propondo soluções de reabilitação de acordo com os objetivos das intervenções; - Conhecer materiais e técnicas sustentáveis, com a aplicação de soluções sustentáveis e compatíveis com o elemento existente; - Atuar de forma responsável e consciente sobre o ambiente construído, reconhecendo o impacto das ações de intervenção sobre o ambiente. CONTEÚDOS: O Curso é formado pelas unidades curriculares do 1º período e por uma das unidades curriculares do 2º Período do Curso de Pós-graduação em Reabilitação Sustentável de Edifícios - de acordo com a estrutura abaixo: • Construção e Materiais Sustentáveis – 7ECTS; • Políticas e regulamentação para a reabilitação sustentável – 6 ECTS; • Reabilitação e Manutenção de Edifícios – 7ECTS; •Identificação e Reabilitação de Patologias Não estruturais – 10ECTS Maior detalhe disponível no Guia de Curso BIBLIOGRAFIA: Ver Guia de Curso METODOLOGIA: As atividades de ensino-aprendizagem do curso funcionam de forma assíncrona, com recurso à plataforma de e-Learning da Universidade Aberta (PlataformAbERTA) e a outros ambientes e artefactos digitais típicos da web 2.0. O curso assenta no Modelo Pedagógico Virtual® criado e desenvolvido pela Universidade Aberta. AVALIAÇÃO: As atividades de ensino-aprendizagem do curso funcionam de forma assíncrona, com recurso à plataforma de e-Learning da Universidade Aberta (PlataformAbERTA) e a outros ambientes e artefactos digitais típicos da web 2.0. O curso assenta no Modelo Pedagógico Virtual® criado e desenvolvido pela Universidade Aberta. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 1 de Agosto de 2024