Microcredenciais > INGLÊS C1 CRÉDITOS / ECTS: 5 DURAÇÃO: 130 horas COORDENAÇÃO : Isabelle Simões Marques, Margarida Martins FORMADOR (A): Graça Afonso, Sandra Cid e Cláudia Braga INÍCIO: 2025-04-01 FIM: 2025-06-15 CANDIDATURAS DE: 2025-02-28 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-03-18 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2007) Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2018) ENQUADRAMENTO: A presente Microcredencial,INGLÊS C1, dirigida a formandos do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e ao público em geral, pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas independentes a uma comunicação efetiva em múltiplos contextos. O curso destina-se a desenvolver todos os aspetos da competência comunicativa em língua inglesa e da consciência social e cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade contemporânea que se caracteriza pela diversidade e globalização. O curso tem como objetivo enriquecer e treinar a proficiência de língua e a comunicação através de temas com atividades interativas que contribuirão para o desenvolvimento das quatro competências linguísticas. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação, colaboração e de autoaperfeiçoamento no processo de aprendizagem, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas. Este curso, já de um nível avançado, aborda temas mais abstratos e reflexivos, que visam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. O curso contém quatro unidades, onde serão trabalhadas competências linguísticas, comunicativas e interpessoais através de uma abordagem temática para o ensino de língua. Os interesses e preocupações pessoais e profissionais, a indústria da cultura, a saúde e opções de vida, o bem-estar e importância do equilíbrio entre a mente e o corpo são questões que serão abordadas nas unidades temáticas. A partir das temáticas em apreço, desenvolver-se-ão atividades de compreensão e produção oral e escrita, nas diversas componentes de gramática, vocabulário e pronúncia, assegurando o aprofundamento das várias competências comunicativas já trabalhadas no nível B2. As últimas duas unidades serão dedicadas ao desenvolvimento de técnicas de expressão, interpretação e leitura com a elaboração de uma apresentação oral e a leitura de um conto de um autor anglófono. DESTINATÁRIOS: Esta formação é dirigida a formandos do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e ao público em geral. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Residência em Portugal, durante a frequência da formação. CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA ADMISSÃO: 1º Ter realizado a candidatura completa; 2º Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025, nomeadamente, os candidatos identificados pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Estes colaboradores terão prioridade, perante os colaboradores dos restantes parceiros. 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. • Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, será integrado o público individual). OBJETIVOS: • Compreender longas sequências faladas como palestras ou discursos sobre diversos temas, concretos e abstratos, mesmo de significado implícito; • Falar espontaneamente sobre assuntos mais aprofundados, debater ideias e responder com contra-argumentos tanto em contextos informais e formais; • Compreender e produzir descrições detalhadas sobre variados temas, expressar opiniões e argumentar; • Compreender diferentes pronúncias e variedades de inglês; • Inferir significados de palavras e de expressões novas pelo contexto; • Saber adaptar o tom e grau de formalidade linguística ao contexto social e cultural. CONTEÚDOS: 0. Ambientação ao contexto online 1. What really matters? 2. Cinematic perspectives 3. Food for Thought 4. The Mind and the Body 5. Presentation 6. Short Story: “Lamb to the Slaughter” by Roald Dahl 7. Atividade final de consolidação e de avaliação sumativa METODOLOGIA: A metodologia seguida nesta Microcredencial é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2007; 2018) para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning. Nesta ação de formação, os formandos terão acesso aos conteúdos dos diversos módulos de forma sequencial, a fim de desenvolverem o seu estudo e realizarem as atividades solicitadas. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à Internet. A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e far-se-á preferencialmente através dos fora de discussão abertos nos diversos tópicos (correspondentes aos módulos da estrutura do curso) na plataforma Moodle. AVALIAÇÃO: Consultar, por favor, o Guia. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 19 de Março de 2025